Maceió

MST planeja doações e ações virtuais para 'abril vermelho' em isolamento social

MÔNICA BERGAMO/Folhapress | 16/04/20 - 12h04
Foto: Arquivo/Site CicloVivo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) fará ações de solidariedade social e ações virtuais para marcar o Abril Vermelho deste ano, como é chamada a jornada anual em que o grupo lembra as mortes de camponeses em Eldorado do Carajás em abril de 1996.

O grupo, que geralmente realiza ocupações de terra e de prédios públicos para marcar a ocasião, adaptou as ações neste ano em razão do isolamento social tomado como medida de prevenção contra a Covid-19.

Na sexta (17), haverá uma live com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva transmitida via redes sociais do MST. Na tarde do mesmo dia, haverá uma movimentação de militantes no Twitter como forma de ato político virtual.

Como ações de solidariedade, já estão previstas a distribuição de alimentos, cultivados e produzidos em assentamentos do MST, em 18 estados -a maior parte, em cidades do interior.

Nas capitais, haverá doações de alimentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e São Luís. Na capital paulista, a atividade será na favela do Moinho, no Bom Retiro, às 10h.