Polícia

Mulher é suspeita de mandar matar concorrente em concurso para ficar com a vaga

Preso nesta quinta-feira, Alex Andrade dos Santos disse que mulher encomendou morte da vítima por conta de uma vaga em processo seletivo do município

A Crítica/Manaus | 13/08/18 - 15h40
Os suspeitos | Divulgação/Polícia Civil

Alex Andrade dos Santos, de 24 anos, foi preso na noite desta quinta-feira, na Comunidade do Italiano, na região do município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). Ele confessou, em depoimento, ser o responsável pelo estupro e tentativa de homicídio de uma estudante de 24 anos, na última quarta-feira.

De acordo com o delegado do 33º Distrito Integrado de Polícia, Alon Jeferson Michaleski, o autor do crime afirma que a morte da estudante, cujo nome será preservado, foi encomendada por uma mulher que foi sendo ouvida na delegacia na tarde desta sexta-feira (11).  "Ela nega a participação, mas as investigações apontam que após o crime os dois se encontraram", afirmou o delegado, que preferiu manter sob sigilo o nome da suspeita até que as apurações sejam concluídas.

O motivo alegado por Alex Andrade, que se apresentava na comunidade como Diego, seria uma disputa por vagas oriundas de um processo seletivo. A vítima e a mandante disputavam a mesma vaga como agente comunitária de saúde, mas a estudante ficou à frente da mulher que, segundo o autor do crime, ordenou a ação.  A reportagem apurou que o pagamento prometido pela mandante foi de R$ 2 mil.

De acordo com o delegado, testemunhas que viram Alex e a mulher apontada como mandante conversando depois do crime serão ouvidas. Para ele, não será necessária uma acareação entre as partes para comprovar a participação de ambos. "Esse fato (o encontro) já evidencia a participação dela no crime", destacou.

O crime

A vítima retornava para casa por volta das 16h quando foi abordada por Alex, que a levou para uma canoa e depois para uma zona de mata, onde a amordaçou e violentou. Mesmo com ferimentos, a jovem de 24 anos conseguiu fugir e chegar até a delegacia do município. "Ela foi uma vitoriosa, porque só conseguimos identificar o autor por conta do depoimento dela", ressaltou o delegado.

Segundo ele, a vítima conhecia o rapaz de vista e deu todas as características do autor para os policiais, que conseguiram encontrá-lo na noite de quinta-feira. Ele foi autuado em flagrante por estupro e tentativa de homicídio.