Maceió

Negociações com prefeito JHC fracassam e servidores param dia 28 com possibilidade de greve geral

Theo Chaves | 19/04/22 - 14h24
Servidores anunciaram uma nova paralisação para o dia 28 de Abril | Foto: Arquivo TNH1

A paralisação de 24 horas dos servidores públicos de Maceió não surtiu muito efeito e as negociações com o prefeito JHC (PSB) travaram, podendo acabar em uma greve geral. Em assembleia na manhã desta terça-feira, 19, após os servidores rejeitarem a proposta de reajuste salarial do Executivo, (reajuste de 3% em julho, e outros 3% em maio de 2023), uma nova paralisação foi anunciada para o dia 28 de Abril, desta vez prometendo ser mais ampla e barulhenta que a do último dia 13.

Em entrevista ao TNH1, O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas ( Sindspref), Sidney Lopes, justificou a possibilidade de uma greve geral diante de uma oferta de apenas 3% de reajuste salarial. “Após essa proposta absurda de reajuste oferecida por representantes da prefeitura, vamos fazer uma nova paralisação. Essa paralisação, que acontecerá no próximo dia 28, será ainda maior que a última feita. Sairemos pelas ruas da cidade, cobrando um reajuste que seja, no mínimo, razoável para os servidores. Também não descartamos a possibilidade de uma greve geral, caso as nossas reivindicações não sejam atendidas”, disse.

Sidney Lopes também ressaltou que, após algumas tratativas expostas na última reunião com a prefeitura, seria inviável aceitar a proposta. “Diante dos valores oferecidos, não houve proposta alguma de reajuste. Ainda mais que eles querem mexer no plano de cargos e carreiras dos servidores”, contou.

A reportagem do TNH1 entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Maceió que, até o momento, não se posicionou sobre o assunto.