Brasil

Nova operação da PF investiga lavagem de dinheiro de US$ 100 milhões no exterior

26/01/17 - 07h40

A Polícia Federal (PF) divulgou nota na manhã desta quinta-feira 26, informando a deflagração da Operação Eficiência, desdobramento da Operação Calicute no âmbito da Lava Jato no Rio de Janeiro. A PF informou que investiga crimes de lavagem de dinheiro consistente na ocultação no exterior de aproximadamente US$ 100 milhões. 

"Boa parte dos valores já foi repatriada. Também são investigados os crimes de corrupção ativa e corrupção passiva, além de organização criminosa", informa a nota da Polícia Federal.

O Ministério Público Federal participa da operação e há apoio da Receita Federal. Cerca de 80 policiais federais cumprem nove mandados de prisão preventiva, quatro de condução coercitiva e 22 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, informou a Polícia. 

Todas as diligências tiveram origem nos desdobramentos da investigação sob tutela do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Na fase desta quinta-feira, as informações foram coletadas em dois acordos de colaboração que abordaram os detalhes do esquema de lavagem de dinheiro por trás dos desvios praticados pelo grupo do ex-governador Sergio Cabral. A investigação mira pagamentos de propina envolvendo o ex-governador.

Entre os alvos da ação desta quinta-feira está o empresário Eike Batista, que teve mandado de prisão preventiva expedido contra ele. A defesa de Eike informou que ele está fora do Rio.

Outros grandes empresários estão entre os investigados que tiveram a prisão preventiva decretada, acrescentou a PF. Os policiais agendaram uma coletiva de imprensa às 10h30, na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro, para detalhar a operação.