Maceió

Novos pontos de vacinação e reforço de profissionais buscam agilizar imunização em Maceió

TNH1 com Rádio Pajuçara FM Maceió | 23/03/21 - 09h28
Arquivo/Assessoria

A partir de amanhã (24), Maceió vai ter dois novos pontos fixos de imunização para dar mais opções para a população se vacinar contra a Covid-19 com tranquilidade. Além das próximas estruturas, a prefeitura confirmou que 123 profissionais foram convocados para atuar na Saúde. As medidas visam agilizar o processo de imunização dos maceioenses.

Em entrevista à Rádio Pajuçara FM Maceió, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, reforçou que os novos locais vão ser instalados na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, e na Praça do Osman Loureiro, no terminal de ônibus do conjunto. Nesta quarta, 24, os idosos de 69 anos podem receber a dose da vacina.

,

A estrutura sendo montada no Conjunto Osman Loureiro (Crédito: GGI Covid-19)

"Estamos ampliando os pontos de vacinação, começamos com três e estamos chegando a esses oito locais. Vão ser pontos bem estruturados, com profissionais capacitados, para atender todas as comunidades que cresceram muito ali e estavam precisando desse apoio".

"Deixando aquele apelo que as pessoas não precisam ir no início da manhã, no começo da vacinação, vai ter 100% de vacina para todo mundo. Pode ir depois do almoço, no dia seguinte, é super rápido nos fins de semana também", continuou Moura.

Além do grupo dos idosos, os profissionais de saúde acima de 50 anos também vão poder ser vacinados nesses dois novos pontos. "Todos os trabalhadores comprovando o vínculo com a Saúde podem levar a carteira ativa do próprio conselho, e se for administrativo ou serviços gerais, ou qualquer outro segmento dentro de laboratório ou hospital, podem levar declaração de título, contra-cheque, evidentemente com os documentos com foto e CPF. Eles vão ser vacinados", explicou.

Moura ainda afirmou que o prefeito JHC já determinou que a capital faça parte da frente nacional dos prefeitos para a compra de vacinas. "A Câmara de Vereadores já aprovou o consórcio que pretende comprar 20 milhões de vacinas no primeiro semestre. Já estamos aptos. Já assinamos o protocolo de intenção de compra com a Astrazeneca/Oxford e com a Pfizer. Maceió está pronta", destacou.

O município segue com os outros locais de imunização abertos, são eles: no drive-thru do estacionamento do Jaraguá, Maceió Shopping (Mangabeiras), Shopping Pátio (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel do Lago), na parte externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e drive-thru da sede da Justiça Federal (Serraria). 

Os pontos do Estacionamento do Jaraguá e do estacionamento da Justiça Federal passarão a funcionar até às 21h, nesta terça, na quarta (24) e na quinta (25). Os demais locais continuam com o horário de 9h às 16h.

Profissionais convocados

Na noite dessa segunda-feira, 22, o prefeito JHC publicou no Twitter que o município vai se reforçar para o enfrentamento da pandemia mais uma vez. O gestor comunicou que 123 profissionais foram convocados para trabalhar na Saúde, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em informática e serviços gerais.

Ao todo, serão 48 enfermeiros com carga horária de 30h; 10 enfermeiros com carga horária de 40h; 19 técnicos de enfermagem (40h);09 técnicos de informática; e 37 auxiliares de serviços gerais.