Saúde

Número de faltosos para a 2ª dose sobe para 25 mil pessoas em Maceió

Da Redação, com assessoria | 17/08/21 - 18h07 - Atualizado em 17/08/21 - 18h18
População precisa retornar a um dos pontos de vacinação para receber a 2ª dose e completar o ciclo vacinal | Gabriel Moreira/Assessoria

Mais de 25 mil pessoas estão atrasadas para a aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em Maceió. A última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, feita nesta terça-feira (17), revelou que 25.405 pessoas não compareceram a um dos pontos de vacinação na data marcada para completar o ciclo de imunização, o que representa 10% de faltosos.

Do total de faltosos, 4.488 não concluíram a imunização com a vacina CoronaVac, 14.939 com a AstraZeneca, e 5.939 com a Pfizer.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, reforça a necessidade de todos concluírem a imunização para o controle da pandemia

“Vamos completar o ciclo de imunização. Os especialistas são unânimes em informar que a segunda dose é fundamental para garantir a segurança sanitária da própria pessoa, dos amigos e do ambiente de trabalho. A Prefeitura reforçou os pontos de agendamento para a segunda dose, que também segue disponível nos pontos fixos”, explica.

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) reforça que a análise considera apenas o município de Maceió e que alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades.

O levantamento mostra também que o número de faltosos havia se mantido entre 6% e 8% do total de vacinados com a primeira dose dentro do prazo para receber a segunda nas semanas anteriores. Nas últimas semanas, o índice subiu para 9% e 10%, respectivamente.

Onde tomar a segunda dose

A segunda dose (AstraZeneca e Pfizer) pode ser encontradas nos oito pontos fixos, estando a segunda dose da AstraZeneca também disponível em 20 unidades de saúde por agendamento (www.vacina.maceio.al.gov.br), enquanto a segunda dose da CoronaVac segue disponível apenas no Shopping Pátio.

Para se vacinar com a segunda dose, é necessário apresentar apenas o documento de identificação e o cartão de vacinação. Vale lembrar que gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e vão tomar a segunda dose da Pfizer devem apresentar recomendação médica expressa e assinar, no ato da vacinação, uma autodeclaração.

Durante o mês de agosto, as pessoas que tomaram a AstraZeneca podem adiantar a segunda dose em até 7 dias da data marcada no cartão de vacinação. A secretaria reforça ainda que a vacinação da primeira dose será retomada assim que o Município receber nova remessa de imunizantes.