Saúde

O que é mais higiênico na culinária: usar luvas ou lavar as mãos?

Estudos apontam que o uso de luvas é pouco eficaz para proteger os alimentos da contaminação de bactérias

14/05/19 - 08h10
Uso de luvas é pouco eficaz para proteger os alimentos | Pexels

Você já se atentou para chefs e cozinheiros que não usam luvas para tocar nos alimentos? Caso tenha duvidado dos procedimentos higienicos de um local, é melhor não se basear no uso das luvas, porque, na verdade, elas não significam o manuseio proprício.

Acima de tudo, lavar a pele é a medida mais importante para evitar a propagação de germes na cozinha. E, além de ser possível que os cobertores de mãos sejam contaminados por microorganismos, um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirma que aqueles que usam luvas higenizam menos os membros do que aqueles que tocam na comida. Ainda mais, mesmo depois de retirar o utensílio, as pessoas que manuseiam alimentos com os dedos cobertos, geralmente, não limpam as mãos depois dos preparos, podendo acumular ainda bactérias entre uma atividade e outra.

Somado a isso, a troca de luvas também tende a acontecer de forma menos frequente do que imaginamos. Por isso, é possível concluir que os usuários da ferramenta acham que estão se protegendo e evitando a contaminação dos clientes simplesmente pelo fato de estarem equipados. Enquanto isso, os germes chegam a passar entre os alimentos, de forma que não é recomendado que a pessoa manuseie carnes cruas e, em seguida, toque vegetais com as mesmas luvas.

Nos Estados Unidos, o relatório de 2018 da Food Quality & Safety aponta que de 50 a 96% das perfurações de luvas não são notadas por seus usuários, fazendo com que as mãos não higenizadas contaminem os alimentos.  Por isso, antes de pedir o uso de ferramentas como essa, vale mais a pena fazer questão que os invidíduos lavem as mãos antes de preparar o seu prato.