Saúde

Ocupação de UTIs volta a subir em Alagoas e chega a 92% pela 2ª vez em uma semana

João Victor Souza | 30/05/21 - 16h29
Agência Alagoas

Após registrar queda de ocupação nos leitos da rede hospitalar há dois dias, o novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostra um aumento de internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para Covid-19. Neste domingo, 30, Alagoas voltou a atingir 92% de leitos ocupados, sendo 90% em Maceió e 94% no interior.

Com o boletim atualizado, o Estado passou pela segunda vez nesta semana da marca de 90% de ocupação de leitos. Na quarta-feira, Alagoas havia registrado a mesma porcentagem de hoje

De acordo com a Sesau, dos 390 leitos disponibilizados para a população em tratamento contra a doença, 357 estão com pacientes. Vinte e três pessoas a mais do que sexta-feira, quando o Estado teve 86% de taxa de ocupação. 

Os números mostram também que 197 pessoas usam atualmente os leitos exclusivos para casos de coronavírus na capital alagoana, enquanto 160 infectados estão sob cuidados médicos em UTIs nos outros municípios. Como são 220 vagas para este setor em Maceió e 170 para as demais cidades, apenas 10 leitos estão disponíveis nas unidades do interior. 

As declarações do governador Renan Filho durante o anúncio dos últimos decretos de distanciamento social levam a expectativa de que o Estado amplie a capacidade de UTIs nos próximos dias.

Você pode conferir na íntegra o mapa diário de ocupação de leitos exclusivos para covid-19 clicando neste link.

Boletim Epidemiológico

O Boletim Epidemiológico, divulgado hoje pela Sesau, confirmou mais 300 novos casos de Covid-19 no Estado. Dessa forma, Alagoas tem um total de 192.524 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 3.165 estão em isolamento domiciliar.

Ainda de acordo com os dados, outros 183.818 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 18.335 casos em investigação laboratorial.

Foram registradas 19 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 4.734 óbitos por Covid-19.