Trânsito

Ônibus são assaltados pelo menos uma vez por dia em Maceió, diz Sinturb

De janeiro a julho deste ano, os números mostram que houve 248 assaltos a ônibus na capital alagoana

07/08/18 - 14h19
Arquivo TNH1

Os dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), nesta terça-feira (07), apontam para uma média de 35 ônibus assaltados por mês em Maceió, ou seja, ao menos uma vez por dia um coletivo é alvo de bandidos. 

De janeiro a julho deste ano, os números mostram que houve 248 assaltos a ônibus na capital alagoana. Apesar da média de um assalto por dia, aconteceu uma redução em comparação ao ano de 2017, que registrou o roubo de 323 veículos neste mesmo período. 

O mês de janeiro registrou o menor número de assaltos no ano, com 19. Já em fevereiro e março, houve o aumento nos crimes, com 44 e 47, respectivamente. Nos dois meses seguintes, os números foram reduzidos para 37 assaltos em abril, e 31 em maio. No mês de junho, a média foi mantida, com 35 roubos.

No último mês, 35 coletivos estiveram na mira dos criminosos. Os assaltos até o dia 7 de agosto ainda não foram contabilizados pelo sindicato.

O Sinturb relatou que mensalmente acontecem encontros com representantes da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) para que os números continuem sendo reduzidos.

O sindicato reconhece o apoio da Polícia Militar no combate aos assaltos e na realização de rondas diárias pela capital alagoana para evitar os crimes.

A assessoria da SSP informou ao TNH1 que em 2016 foi criada uma mesa de situação que reúne a cúpula da Segurança Pública, o Comando de Policiamento da Capital, a Polícia Civil, os rodoviários e empresas de ônibus para discutir os números de assaltos a coletivos. A SSP ainda reforçou que acompanha os dados e traça estratégias para reduzir a criminalidade.