Polícia

Operação do MP da Paraíba cumpre mandado de prisão em Alagoas

Com assessoria MP/PB | 09/10/19 - 08h27
Polícia cumpre mandados da Operação Calvário, em João Pessoa | CBN/PB

Uma operação do Ministério Público Estadual da Paraíba, de combate a desvios de recursos públicos destinados à saúde e educação, cumpre nesta quarta (9) dois mandados judiciais em Alagoas, um deles, de prisão.

Os crimes ocorreram na Paraíba, onde resultaram em prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, mas a organização criminosa também atuou no Rio de Janeiro e outros estados, que não foram divulgados.

De acordo com o MPE-PB, a Operação Calvário V mira os crimes de desvio de recursos públicos estaduais, corrupção e lavagem de dinheiro. São cumpridos três mandados de prisão contra: o ex-secretário de Estado da Paz em Alagoas, Jardel Aderico da Silva; o secretário Executivo de Turismo da paraíba, Ivan Burity de Almeida, e o diretor do Hospital Geral de Mamanguape, Eduardo Simões Coutinho, além 25 de busca e apreensão.

Esses mandados são em desfavor de: Aléssio Trindade de Barros; José Arthur Viana Teixeira; Ivan Burity de Almeida, Pousada Potiguara/Camaratuba LTDA; Conesul Compercial e Tecnologia Educacional EIRELI; Márcio Nogueira Vignoli; Hilário Ananias Queiroz Nogueira; Editora Grafset LTDA; Vladimir dos Santos Neiva; J.R. Araújo Desenvolvimento Humano EIRELI/Editora Inteligência Relacional (em Ribeirão Preto/SP e Maceió/AL); Jardel da Silva Aderico; Antônio Carlos de Souza Rangel; Henaldo Vieira da Silva; Giovana Araújo Vieira; Mário Sérgio Santa Fé da Cruz; Eduardo Simões Coutinho; José Aledson de Moura; Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP), e Brink Mobil Equipamentos Educacionais LTDA (em Colombo/PR, Curitiba/PR, Campina Grande do Sul/PR e São Paulo/SP).

A operação conta com apoio operacional dos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, Alagoas, Paraná e Rio de Janeiro, além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

O TNH1 ainda não conseguiu contato com os advogados do ex-secretário alagoano Jardel Aderico.