Maceió

Operação 'Rede Limpa' flagra ligação clandestina de esgoto na Jatiúca

TNH1 com Secom Maceió | 02/01/19 - 11h34
Flagrante no bairro de Jatiúca | TV Pajuçara / Edson Moura

A Operação Rede Limpa, coordenada pela Prefeitura de Maceió e pela Casal, flagrou na manhã desta quarta-feira (2) uma ligação clandestina de esgoto com a galeria de águas pluviais da cidade. O flagrante foi feito em um condomínio residencial na Rua Edite Brandão Nogueira, na Jatiúca.

De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura de Maceió, João Boleado, a ligação será tamponada e, após concluir a identificação do responsável, os órgãos deverão notificar e aplicar multa. Ele também poderá ser indiciado por crime federal, uma vez que a galeria de águas pluviais deságua no mar.

Ligação clandestina de esgoto foi flagrada saindo de um condomínio residencial. Foto: TV Pajuçara / Edson Moura

A operação teve início na parte baixa da capital. Além da Jatiúca, o bairro de Ponta Verde, também será fiscalizado: na avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (Amélia Rosa) e nas ruas Empresário Carlos da Silva Nogueira e Hamilton de Barros Soutinho, que direcionam as águas pluviais para uma galeria que deságua na praia, em frente ao edifício Patmos.

“Rede Limpa” é resultado de reuniões envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Infraestrutura (Seminfra), a Casal e o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compram). Pela Prefeitura, a Seminfra fará vistorias em tubulações de esgoto da Companhia e em galerias de águas pluviais e a Sedet atuará em fiscalização e autuações de infrações, quando identificadas.

Operação começou pelos bairros de Jatiúca e Ponta Verde. Foto: Cortesia ao TNH1 / Edson Moura - TV Pajuçara

De acordo com o vice-presidente de gestão operacional da Casal, Francisco Beltrão, o objetivo é que a Operação “Rede Limpa” seja permanente com o objetivo de corrigir ligações irregulares nas redes de esgotamento sanitário e de águas pluviais, resultando em balneabilidade das nossas praias.

O trabalho conta com aparato da Prefeitura e da Casal, com 16 profissionais de campo (técnicos e auxiliares), duas retroescavadeiras, duas caçambas e quatro caminhões de sucção e jateamento.