Mercado de Trabalho

Os cargos que estarão em alta em 2020; salários podem passar de R$ 50 mil

InfoMoney | 17/10/19 - 19h04
Reprodução/Shutterstock

A Robert Half, uma empresa global de consultoria de recursos humanos e recrutamento, elaborou um levantamento que analisa as profissões e as habilidades mais demandadas no mercado para 2020 e seus respectivos salários.

O Guia Salarial da Robert Half está na sua 12ª edição e indica que 2020 trará boas oportunidades para vários setores.

“Para serem valorizados, os profissionais devem seguir investindo em suas habilidades técnicas, mas é essencial desenvolver também suas habilidades comportamentais, ou soft skills. Além disso, independentemente da área de atuação, manter-se atualizado quanto às tendências em tecnologia será primordial para conseguir incremento no salário”, aponta Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil.

O relatório da Robert Half separou as tendências do mercado em 2020 para oito diferentes áreas: mercado financeiro, seguros, tecnologia, vendas e marketing, jurídico, engenharia, finanças e contabilidade e recursos humanos.

Na edição deste ano, a recrutadora separou os salários dos profissionais em quatro níveis. A divisão foi baseada na qualificação, experiência do candidato, complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação.

Ainda, no caso dos setores de vendas e marketing, finanças e contabilidade, engenharia e jurídico, há a separação de remuneração por porte de empresa: pequenas e médias empresas (P/M) e as grandes corporações (G) – que são as empresas que possuem faturamento acima de R$ 500 milhões. Nos outros setores, o tamanho da empresa não foi mencionado.

Confira as tendências nos setores analisados:

Mercado Financeiro

O mercado financeiro é uma área analítica e possui um dia a dia agitado, além de uma média de remuneração atrativa. Profissionais mais familiarizados com tecnologia, comunicativos e com a fluência no inglês serão destaques em 2020.

Entre as habilidades mais demandadas do setor estão: transformar a tecnologia em ação digital, boa comunicação, visão estratégica, senso de dono e perfil inovador.

Seguros

O mercado de gestão de seguros passou por um grande crescimento nas últimas décadas e continua aquecido com boas perspectivas para o próximo ano.

Entre as habilidades mais demandadas do setor estão: habilidade de transformar a tecnologia em ação digital, boa comunicação, visão estratégica, senso de dono, perfil inovador e o domínio do inglês.

Tecnologia

Os avanços tecnológicos constantes fazem com que essa área cresça a cada ano. Profissionais de TI e ciência da computação tendem a ganhar cada vez mais mercado.

Empregadores buscam profissionais ágeis, com visão estratégica, e fluência em inglês é diferencial.

Vendas e Marketing

Os profissionais da área devem estar cada vez mais familiarizados com tendencias tecnológicas. O mercado para 2020 deve buscar profissionais multitarefa e com um perfil analítico.

Entre as habilidades mais demandadas do setor estão o foco em resultados, perfil hunter (responsável por prospectar de novos clientes).

Jurídico

Seja em empresas ou em escritórios de advocacia, o profissional formado em Direito precisa cada vez mais se inovar para se diferenciar em um mercado tão competitivo. Profissionais com visão de negócio e foco em resultados terão ainda mais espaço no próximo ano, segundo os empregadores.

Engenharia

Os engenheiros precisam cada vez mais se especializar em um ambiente que exige não apenas conhecimentos matemáticos, mas também corporativos. Para 2020, os empregadores procuram um profissional com um perfil analítico e com um bom relacionamento interpessoal.

Finanças e contabilidade

Responsável pela coordenação e controle dos registros de uma empresa, a área de finanças e contabilidade garante a saúde financeira de uma companhia. Para 2020, o mercado procura um profissional que seja um ótimo comunicador e inglês fluente.

Entre as habilidades mais demandadas do setor estão: visão estratégica, boa comunicação, dinamismo, capacidade de persuasão, foco em resultados e perfil multidisciplinar.

Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos de uma companhia é responsável por manter o ambiente e as relações entre os trabalhadores funcionando da melhor forma possível. Para 2020, o mercado procura um profissional que tenha uma visão analítica e um perfil multitarefa.

Entre as habilidades mais demandadas do setor estão: foco no negócio, senso de dono, olhar estratégico, perfil multitarefa, visão analítica e orientação por resultados.