Trânsito
Passagem de ônibus em Maceió passa a custar R$ 3,35 a partir de segunda-feira
Maceió
Covid-19: estado de saúde do padre Manoel Henrique segue estável
Pinheiro: MPF, Uncisal e Sesau reúnem-se para discutir situação de hospital psiquiátrico em área de risco
Para evitar avanço da Covid, Prefeitura de Maceió reduz comércio da orla em 30% a partir desta sexta
Uso do Cartão Bem Legal Escolar será liberado para volta às aulas em Maceió
JHC volta atrás e mantém nome da Praça Dandara dos Palmares
Alagoas
Com 457 novos registros e 9 mortes, Alagoas tem 113.662 casos de Covid-19
Sesau divulga boletim médico dos 14 pacientes transferidos de Manaus
Alagoas recebe 27.500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 vindas da Índia
Saúde
Governo conclui entrega de 25 mil doses de vacina contra a Covid-19 aos 102 municípios
Motociclista morre após bater em caminhão, na BR 316, em Santana do Ipanema
Colisão entre caminhão e trator deixa uma pessoa morta na AL 105
Nordeste
Polícia Federal combate crimes previdenciários em Pernambuco
Após ser vacinada contra Covid-19, idosa pede que técnica ‘vacine’ sua boneca
Prefeito, secretária de Saúde e até fotógrafo furam fila da vacinação no interior de Pernambuco e Sergipe
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Polícia
Menina de 11 anos é estuprada pelo padrasto; suspeito é preso
Homem é esfaqueado em Pilar e suspeito é preso por tentativa de homicídio
PM apreende 28kg de maconha e prende dois por tráfico de drogas no Benedito Bentes
Pais de bebê internado por desnutrição são soltos, mas devem cumprir medidas cautelares
Homem é preso com droga e arma utilizada em homicídio no Ouro Preto
Jovem sofre tentativa de homicídio e é baleado dentro da própria casa no Clima Bom
Política
Luciano Huck já tem data para sair da Globo e disputar corrida presidencial
Cultura
Como ‘Bum bum tam tam’ envolveu o Brasil, da flauta de Bach ao hino da vacina
Gente Famosa
Larry King, apresentador, morre aos 87 anos
Startup aponta 100 influenciadores que serão destaque em 2021
Televisão
Beth Goulart chora com saudade da mãe, Nicette Bruno, um mês após morte: 'é difícil'
Assista: alagoana Rica de Marré e grupo de influenciadores digitais fazem um 'tour' pela casa do BBB21
O conjunto Ouro Preto ganhará uma creche para atender mais de 200 crianças da região. O prefeito JHC autorizou, nesta quinta-feira (14), o início das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do conjunto. Quando estiver pronta, a creche terá a capacidade de atender crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, seja em dois turnos (matutino e vespertino) ou em tempo integral.
O prédio segue o padrão arquitetônico estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e contará com playground, jardins, castelo d’água, área de estacionamento, solário, fraldário, pátio coberto, administração, sala de professores e refeitório, tudo com acessibilidade.
O prefeito JHC reforçou a necessidade cuidar das próximas gerações e de deixar o legado do conhecimento para a população. “O que queremos é igualdade de oportunidades. A primeira infância é a principal fase do ser humano. Quem está construindo a sua arquitetura cerebral, com os estímulos corretos, vai se tornar um adulto com maior capacidade, sendo equilibrado emocionalmente, podendo conseguir emprego, renda e desenvolver suas habilidades cognitivas e motoras”, ressaltou.
As obras do Cmei Ouro Preto custarão R$ 1.840.032,48, recurso proveniente dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), com contrapartida da Prefeitura de Maceió. A previsão é que seja finalizada em novembro de 2021 e passe a servir a comunidade em 2022.
JHC acrescentou que o Cmei do Ouro Preto é só o primeiro de um conjunto de obras educacionais que visam colocar em prática o plano de desenvolvimento de ensino. “Vamos implementar, sempre, onde se tem mais carência”.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Elder Maia, a assinatura da ordem de serviço do equipamento educacional só foi possível porque a nova gestão já conseguiu destravar algumas pendências burocráticas. “É uma creche/pré-escola que vai abrigar as nossas crianças. No mapa de demanda da Semed, já aprimorado pela equipe, identificamos que há uma demanda muito grande nesta localidade e, por isso, agilizamos o processo para início das obras”, explicou.
“Essa é uma obra fundamental, ainda mais neste período de retomada da economia, na pós-pandemia. A gente sabe que as famílias precisam muito do apoio da Prefeitura para deixar suas crianças seguras, convivendo com professores qualificados, transmitindo todo afeto, além do acesso à merenda”, completou Maia.
Para Luiz Carlos, líder comunitário do Ouro Preto, esse é um marco para o conjunto. "Esse era um local esquecido. Quem trabalha não tinha onde deixar os filhos. Por isso, estamos tão felizes com o início das obras. É isso que a gente espera: trabalho. Estamos muito animados", comemorou.
Já o secretário de Governo, Francisco Sales, destacou que o entusiasmo, a força e a determinação do prefeito JHC têm feito a equipe trabalhar com motivação. “São 14 dias de gestão e já estamos aqui autorizando a primeira ordem de serviço. É motivo de orgulho para os maceioenses. O prefeito disse que temos que agir rápido e esta agilidade está chegando ao Ouro Preto, mas com um detalhe: vamos fazer bem feito para não ter que fazer duas vezes. É o lema da nossa gestão, trabalhar com transparência, responsabilidade e respeito”.
A solenidade foi acompanhada pela presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte; pelo secretário de Assistência Social, Carlos Jorge; pelo vereador presidente da Comissão de Educação da Câmara, João Catunda; pelos vereadores Cal Moreira, Chico Filho, Fábio Costa e Aldo Loureiro; pelo deputado estadual Davi Maia e por líderes comunitários da região.