Esporte

Palmeiras vence jogo nos pênaltis e é campeão da Copa do Brasil

02/12/15 - 23h16

Palmeiras vence jogo e pênaltis e é campeão da Copa do Brasil (Crédito: Reprodução TV Globo)

Palmeiras vence jogo e pênaltis e é campeão da Copa do Brasil (Crédito: Reprodução TV Globo)

O Palmeiras é o campeão da Copa do Brasil de 2015. A conquista foi consagrada, nesta quarta-feira à noite, na Arena do Verdão, com apoio de sua torcida. Ganhou o jogo, por 2 a 1 e depois na cobrança de pênaltis superou o rival por 4 A 3 . O título valeu uma vaga na Copa Libertadores da América.

No tempo normal, o Palmeiras foi mais agressivo e conseguiu abrir dois gols de vantagem no segundo tempo. Mas sofreu um gol no final, aos 42 minutos, terminando 2 a 1. Como o Peixe tinha vencido na Vila Belmiro, por 1 a 0, o saldo de gols ficou igual no agregado: 2 a 2. Sem o fator gol fora, a decisão foi mesmo para os pênaltis. O heroi foi o goleiro Fernando Prass, que defendeu um pênalti e bateu a quinta cobrança. 

Esta foi a 37.ª edição (começou em 1989) da competição, com primeira final entre dois clubes paulistas. Decidido pela primeira vez nos pênaltis. E registrou público recorde na Arena do verdão, com 39.960 torcedores, com renda superior a cinco milhões de reais.A disputa reunião 86 clubes de norte à sul do país e das mais diferentes divisões.

RITMO ALUCINADO

 

O jogo começou em ritmo alucinado. Empurrado pela torcida, o Palmeiras teve sua primeira oportunidade antes mesmo do cronômetro marcar um minuto de partida. O Santos teve a saída de bola, mas logo o Verdão tomou e Barios deixou Gabriel Jesus cara a cara com o goleiro Vanderlei, que se deu melhor no duelo, salvando com os pés.

Os dois times continuaram acelerados e não demorou para o Peixe responder à altura. Aos sete minutos, Zeca chapelou o marcador, fez a festa no lado esquerdo palmeirense e tocou para Marquinhos Gabriel. O atacante chutou e viu Fernando Prass fazer uma grande defesa. No rebote, Victor Ferraz dominou no meio da área e acertou a trave.

Depois da chance, o Santos tentou tomar o controle do jogo, mas encontrou dificuldades para manter a bola no campo de ataque. O Palmeiras, por sua vez, seguiu freqüentando o campo de defesa do adversário. Depois de algumas investidas frustradas, ao 27 minutos, Robinho lançou Barios na área e o atacante desviou de cabeça. Vanderlei pulou para salvar o time santista com uma linda defesa. Até o fim do primeiro tempo, o ritmo caiu um pouco, e o Santos passou a ficar mas tempo com a bola, sem conseguir articular jogadas ofensivas.

MESMA INTENSIDADE

A segunda etapa começou com o Palmeiras tentado repetir a intensidade do início do jogo, mas sem sucesso. A partida começou a tomar um rumo meio diferente. O Peixe passou a marcar a saída de bola palmeirense, que tinha muita dificuldades para desenvolver as jogadas, apelando com freqüência para os chutões.

Jogo truncado, algumas faltas, cartões amarelos e o caldeirão esfriando na Arena Palestra. Assim começou a se desenhar o jogo, mas logo o Verdão tomou uma injeção de ânimo. Aos 11 minutos, Lucas Barrios fez o pivô com maestria e soltou para Robinho. O meia recebeu dentro da área e tocou para Dudu, livre, empurrar para dentro do gol. A Arena esquentou mais uma vez e o Santos sentiu o baque.

Enquanto o time do litoral não conseguia esboçar uma reação clara, o alviverde também encontrou dificuldades, mas não desperdiçou a chance rara que teve de matar a partida e levar o título. Aos 39 minutos, Robinho bateu falta e Vitor Hugo desviou de cabeça para o meio da área. A bola passou por toda a zaga santista e sobrou para Dudu marcar: Enfim, Palmeiras campe...

ARTILHEIRO LEVA PROS PÊNALTIS

Dois minutos depois, Ricardo Oliveira, o pastor artilheiro, amaldiçoou a torcida da casa e bateu forte para levar a decisão aos pênaltis. Após a cobrança de escanteio, houve dois desvios de santistas na área e a bola ficou no alto para o chute colocado do artilheiro: 2 a 1, aos 42 minutos. Seu 37.º gol no ano e que levou a decisão para os pênaltis.



Fonte: Futebolinterior