Educação

Parceria levará cursos técnicos para rede municipal de Educação

12/08/19 - 14h53

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), assinou nesta segunda-feira (12) um termo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para levar cursos profissionalizantes aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, através do projeto Senai Transforma. Ao todo serão contemplados 843 alunos do 8º e 9º anos de 14 unidades de ensino.

Para o prefeito Rui Palmeira, a parceria é muito positiva para os jovens. “Fico muito feliz em firmar mais uma parceria com o Senai, pois são mais de 800 alunos da rede municipal que estão buscando perspectiva para o futuro. Esperamos que muitos desses jovens possam seguir as carreiras que são ofertadas através desses cursos”, disse.

A iniciativa será conduzida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e vai proporcionar ao aluno aliar os estudos com a formação profissional. De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, a ação está alinhada com a nova proposta de ensino médio no país. “A parceria ressalta a importância do ensino técnico aliado ao currículo da educação municipal”, destacou.

“A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Senai, está trabalhando esse novo modelo de ensino médio, e em 2018, já ofereceram vagas para uma turma de alunos da rede de Maceió. O que deu muito certo, pois não houve evasão ou abandono. É uma parceria onde os nossos estudantes, antes de terminarem o ensino fundamental, já vão ter oportunidade de conhecer o que é esse novo ensino médio. É uma forma de despertar vocações, habilidades”.

Participam da iniciativa estudantes acima de 14 anos das escolas Pompeu Sarmento, Padre Pinho, Neide França, Pio X, João Sampaio, Jaime Miranda, Antídio Vieira, Zumbi dos Palmares, Kátia Assunção, Silvestre Péricles, Haroldo da Costa, Luiz Pedro I e Arnon de Mello.

As ex-alunas da rede municipal Regyane Keyla e Mariana Vitória ingressaram, por meio de processo seletivo, no curso de eletrotécnica integrado no Sesi/Senai e contam sobre a experiência. “Nós fomos avisadas pelas diretoras das nossas escolas e elas falaram sobre a oportunidade de fazer uma prova para cursar o novo ensino médio com o curso técnico. Fizemos a inscrição, depois a seleção e foram escolhidos 40 alunos que estão participando do novo modelo. Até agora a experiência tem sido muito positiva”, contou Regyane.

“Tem sido incrível pelo fato de estar tudo interligado. É uma nova forma da aprender e é interessante porque nós juntamos disciplinas de humanas e linguagens e percebemos que, interligados, nós temos uma forma de ensino diferente”, completou Mariana.

José Carlos Lyra, presidente da Fiea, defende a parceria entre o setor público e privado para o avanço da cidade. “Essa ação vai fazer com que os estudantes tenham mais empregabilidade quando terminarem os estudos. Eu sempre defendi que o público tem que estar junto do privado. Um depende do outro”, finalizou.

Clarisse Barreiros é gerente executiva de educação Sesi/Senai e explica que o termo de cooperação vai possibilitar que os alunos das escolas municipais tenham acesso a qualificação profissional. “Essa qualificação vai acontecer tanto na unidade Senai, quanto nas próprias escolas, e iniciam agora, dia 20 de agosto. Toda a tramitação de matricula está sendo feita pela própria direção das escolas”, pontuou.

O projeto vai oferecer os cursos de assistente administrativo, assistente de planejamento, programação e controle da produção, auxiliar de operações logísticas, agente de produção e consumo sustentável, desenhista de produtos gráficos e operador de injetora e extrusora de plástico.