Maceió

Parques de Maceió realizam trilha e plantio no Dia da Árvore

Secom Maceió | 19/09/19 - 15h00
Divulgação

A sustentabilidade e a preservação ambiental serão os temas do final de semana e vão pautar ações educativas programadas na capital alagoana. Além do Dia Mundial de Limpeza da Praia, no próximo 21 de setembro também é celebrado o Dia da Árvore, que marca o início da primavera e incentiva a população a colaborar com a ampliação da arborização nas cidades. Para celebrar a data, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realizará ações nos parques do Horto e Municipal, respectivamente nos bairros Gruta de Lourdes e Bebedouro, a partir das 08 horas do sábado (21) e do domingo (22).

Elaborada pela equipe de educação ambiental da Sudes, a programação prevê a realização de trilhas guiadas nos dois parques e o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica com a participação da população. No sábado, que é o Dia da árvore, a ação será concentrada no Parque do Horto, que é administrado conjuntamente pela Superintendência do Ibama em Alagoas e pela Prefeitura. Já no domingo, a comemoração acontece no Parque Municipal. As atividades são gratuitas, abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia ou restrição de faixa etária.

“O plantio de árvores é uma ação que executamos diariamente em Maceió para ampliar a arborização. Temos equipes que atuam nos bairros, sobretudo nas maiores avenidas da cidade, mas temos também sensibilizado a população para colaborar com o plantio de mudas. Por isso, realizamos periodicamente ações de educação ambiental para lembrar dos benefícios gerados a partir do plantio. Uma cidade bem arborizada representa um ar mais puro e um clima mais ameno”, destaca o titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres.

Os interessados devem comparecer às 08h utilizando roupas leves, tênis, protetor solar e repelente.

Limpeza da praia

No próximo sábado (21) a população também poderá colaborar com a preservação do meio ambiente. Durante o dia, a partir das 08h, a orla da capital recebe o mutirão do Dia Mundial de Limpeza da Praia – Clean up the World, uma mobilização de educação ambiental que acontece simultaneamente em diversos países para o recolhimento de resíduos descartados irregularmente por banhistas nas praias. Em Maceió, o evento é organizado pela Instituto Biota de Conservação, com apoio da Prefeitura de Maceió e outras entidades. Para participar basta procurar um dos dois pontos de concentração a partir das 08h: na Balança do Peixe, na Pajuçara, e no Posto 07, na praia de Jatiúca.