Cotidiano

Peixe para dar sorte: truta com endro, limão-siciliano e batatas assadas

Truta assada com endro e com limão-siciliano acompanha batatas; a receita é bem leve e boa para o Ano-Novo

Folhapress | 31/12/18 - 11h52
Truta assada com endro e com limão-siciliano servida com batatas. | Folhapress

Olá, cozinheiros!

Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Dizem que na virada do ano não podemos comer nada que cisque, sob risco de andar para trás. Por isso, escolhi para a coluna de hoje uma receita de peixe (que nada para a frente!), bem levinha e saborosa, para dar sabor à festa e combinar com esse calorão típico do verão. A truta é um parente do salmão, sua família é antiquíssima nas águas. As distinções entre os dois peixes são que, diferentemente dos salmões, as trutas são de água doce (o salmão nasce em água doce, vai para o mar e volta aos rios para se reproduzir) e não têm a carne rosada, já que não se alimentam de crustáceos dessa cor. Hoje em dia, esse peixe é, em geral, criado em cativeiro e não atinge tamanhos muito grandes.

Na preparação de hoje, a truta pode ser substituída, na receita, por outro peixe de sua preferência. Robalo e tainha ficam ótimos assados também. Na hora das compras, sugiro ir a uma peixaria de qualidade e pedir o peixe inteiro, sem as vísceras nem as escamas. Verifique se o animal não está opaco ou se não tem cheiro forte. Certifique-se ainda de que ele tem os olhos límpidos. Uma boa dica é perguntar ao peixeiro qual o peixe mais fresco do dia. Não há necessidade de fazer truta se a corvina estiver melhor. Os temperos, como o leitor verá, são bem simples, mas combinam muito bem com o sabor do peixe. O endro (ou dill), que tem aroma picante e fresco, e o limão, azedo e doce, se combinam ao salgado e levemente gorduroso do peixe para formar uma combinação vencedora.

Um dos pulos do gato neste modo de preparo é a quantidade de sal usada. Lembre-se de que este é um peixe que será assado inteiro, então, não é necessário economizar muito no sal, pois ele ainda precisará ultrapassar a barreira da pele para chegar à carne. Use cerca de uma colher de sopa e esfregue bem. Se quiser assar a truta na brasa, lance mão do sal grosso. Vamos para a cozinha, então? Até o ano que vem!

Ingredientes

-1 truta de mais ou menos 1 kg
-1 limão-siciliano
-1 cebola
-1 xíc. (chá) de endro fresco picado
-½ xíc. (chá) de azeite de oliva
-Sal e pimenta-do-reino a gosto
-2 batatas média

Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Modo de Fazer

1-Esfregue o peixe, na parte interior e na exterior, com sal e pimenta. Coloque o endro picado e algumas fatias de limão-siciliano dentro da truta.

2-Corte a cebola em fatias e disponha no centro de uma assadeira. Coloque o peixe por cima. Despeje o azeite sobre o peixe e também nas laterais, que receberão as batatas.

3-Corte as batatas em fatias finas e tempere com sal. Acrescente-as nas laterais da assadeira, dos dois lados da truta. Use o azeite que já estava na assadeira para untar as batatas.

4-Cubra com papel-alumínio e coloque em forno preaquecido a 200ºC por meia hora. Tire o papel e deixe o peixe e as batatas dourarem por mais 20 minutos mais ou menos.

DICA: Se quiser, coloque algumas fatias de limão sobre o peixe antes de assar, para o visual ficar mais bonito.