Gente Famosa

Pelé está bem após cirurgia para retirar cálculo renal, diz hospital

Folhapress | 13/04/19 - 16h53
Reprodução/Folhapress

Após ser liberado na noite desta sexta-feira (12) para uma cirurgia de retirada de cálculo renal, Pelé passou pelo procedimento na manhã deste sábado (13) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O boletim médico afirma que Pelé está bem do ponto de vista clínico e que "o procedimento foi bem-sucedido e o paciente já se encontra no seu quarto". Não foi informada uma previsão de alta.

Aos 78 anos, o ex-jogador foi internado assim que retornou ao Brasil após uma viagem à Europa.

Um dia depois de receber alta do Hospital Americano de Paris, Pelé desembarcou na manhã de terça-feira (9) em São Paulo em uma cadeira de rodas e agradeceu o apoio recebido durante a recuperação de uma infecção urinária na capital francesa. Em seguida, foi internado no Hospital Albert Einstein, para dar sequência ao tratamento.

Na França, Pelé havia sido internado na última quarta-feira (3) após sentir febre durante um encontro com o jogador do Paris Saint-Germain Mbappé.

Aos 78 anos, ele já tinha passado pelo problema anteriormente e tem o fator de risco de ser paciente de rim único, o que inspirou cuidados da equipe médica. Pelé teve um dos rins retirado ainda na década de 1970, após uma joelhada quando era jogador do Cosmos, nos Estados Unidos.

Na capital francesa, ele reagiu bem ao tratamento com antibióticos e teve a situação controlada, o que permitiu sua volta ao Brasil.

A saúde de Pelé tem sido motivo de preocupação nos últimos anos. Além das duas infecções urinárias (2014 e 2019), ele fez operações na coluna (2015) e no quadril (2012 e 2016), o que atrapalha sua mobilidade.