Maceió

Pinheiro e região: pesquisadores de PE e RN realizam visita técnica com Defesa Civil

TNH1 com TV Pajuçara | 06/11/20 - 07h50
Reprodução TV Pajuçara

Pesquisadores de Pernambuco e de Rio Grande do Norte, que prestam consultoria à Defesa Civil Municipal, estão em Maceió para conhecer in loco as áreas com instabilidade do solo. A ação faz parte do Termo de Cooperação Técnica II, firmada em 2019, entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió.

"Nós temos dois grandes caminhos. Tem o caminho do monitoramento que vem sendo realizado há um certo tempo e que está na fase de ampliação, de novos instrumentos e de uma grande inclusão da área de sismicidade. E agora vai ser implantado, nós estamos fechando o projeto, mas os instrumentos e a localização estão definidos, a parte de sismicidade, que tanto dará o sinal de superfície quanto dará sinal de algo está acontecendo na profundidade, que pode significar movimentação na superfície", destacou Roberto Coutinho, pesquisador da UFPE.

"Outro aspecto é que com a análise e com estudos geotécnicos possamos constribuir com o entendimento do fenômeno e minimizar de alguma forma esses efeitos, seja com a precaução, a prevenção com áreas que estão iniciando a ter feições, a apresentar problemas", completou.

Assista à reportagem da TV Pajuçara: