Maceió

Placas de sinalização são instaladas em cima de piso tátil de calçada na Pajuçara

O piso deveria estar livre de obstáculos para indicar o caminho seguro para cegos e pessoas com baixa visão

02/08/18 - 09h57
Cortesia ao TNH1/Luiz Antônio

Um morador do bairro de Pajuçara registrou imagens que ilustram bem as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência para se locomover em Maceió.

As fotos, recebidas na manhã desta quinta-feira (2) pelo TNH1, mostram duas placas de sinalização, uma de trânsito e outra de identificação de ruas, instaladas bem em cima da faixa do piso tátil da calçada, no cruzamento das ruas Júlio Plech Filho com a Jangadeiros Alagoanos.

O piso, que é texturizado, tem a função de indicar a cegos e pessoas com baixa visão os caminhos que deveriam ser livres de obstáculos e seguros para uma caminhada sem obstáculos.

As fotos foram registradas pelo morador Luiz Antônio. “Quando não temos deficientes na família, como no meu caso, a gente nem nota essas coisas. Mas eu precisei usar uma cadeira de rodas por cerca de 30 dias, após ser submetido a uma cirurgia e vi o quanto esse tipo de coisa, que é simples de resolver, atrapalha a nossa vida”, pontuou.

Imagens do Google Street View (foto abaixo), feitas em novembro de 2017, mostram que as placas já estavam instaladas no local inadequado. Recentemente, uma delas foi recolocada após um acidente de trânsito.

A Superintendência Municipal Transportes e Trânsito (SMTT) informou, por meio de nota, que as placas já existiam antes do piso tátil ser instalado pelo prédio. A ação foi realizada sem pedir autorização prévia ao órgão. A Superintendência esclarece ainda que as placas já foram realocadas pela equipe de Obras Viárias.