Polícia

Polícia rebate versão de família de baleado na Vila Emater; protesto em favor do jovem bloqueou trânsito em Jacarecica

Thayla Paiva* | 18/01/22 - 10h39
Cortesia ao TNH1

Familiares, amigos e vizinhos da comunidade Vila Emater realizaram um protesto, na manhã desta terça-feira (18), na AL-101 Norte, no bairro de Jacarecica em defesa de Walquides Santos, conhecido como Everton. A via no sentido Jacarecica-Centro chegou a ser bloqueada por volta das 7h30 da manhã e o trânsito ficou lento na região.

O jovem, de 26 anos, foi baleado na ultima quinta-feira (13), durante uma operação policial na comunidade. Com cartazes em mãos, os manifestantes decidiram parar o trânsito como forma de pressionar o poder público para uma investigação sobre o caso pois, de acordo com eles, o jovem não teve nada a ver com o tiroteio, não tinha envolvimento com drogas e teria sido baleado injustamente. Houve a presença da Polícia Militar durante o ato e a via foi completamente liberada por volta das 9h.

Segundo Sheila Santos, irmã da vítima, Everton tinha se sentido mal e procurado atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois voltou para casa. "No caminho dele chegar em casa, houve essa operação, foi quando ouvimos os tiros e todo mundo correu, mas ele foi alvejado. Os policiais não prestaram socorro e foram meus familiares que levaram ele para o hospital", relatou Sheila.

Versão da Polícia Militar - Em contato com o TNH1, o Capitão Silvio Cesar, subcomandante da ROTAM, disse que o batalhão esteve no local para uma denúncia de tráfico de drogas e se deparou com três traficantes. Segundo o Capitão, os policiais foram recebidos a tiros e dois dos suspeitos conseguiram fugir, sendo que o terceiro, identificado como Everton, foi baleado no local. Esse terceiro suspeito foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE) para os atendimentos e algemado para que a prisão fosse efetivamente decretada assim que houvesse alta.

*Estagiária sob supervisão da editoria