Educação

Pontos de Cultura: alunos da rede pública se transformam em atores e cineastas

Secom Maceió | 01/09/19 - 07h27
Alunos aprendem na prática a arte do cinema | Secom Maceió

Berço do cineasta Cacá Diegues, um dos fundadores do Cinema Novo, Maceió é cheia de paisagens dignas de filme. São praias paradisíacas, rios e lagoas. Algumas, já exploradas pela sétima arte, inclusive em filmes do próprio cineasta. Mas, para alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, no bairro do Tabuleiro do Martins, o melhor cenário é o próprio cotidiano. Por meio do projeto Pontos de Cultura, os jovens produziram todas as etapas da criação de um filme até chegarem ao produto final – dois curtas metragens dignos de premiação.

A ideia de levar o mundo do audiovisual aos jovens partiu de Pedro Verdino, presidente do Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec), que, movido pela antiga paixão pelo cinema, inscreveu no edital dos Pontos de Cultura em 2017 a proposta de formação de cinema para jovens. “Nosso projeto foi o único da categoria audiovisual aprovado pelo edital, e após escolhermos a unidade de ensino contemplada, recebemos total apoio da direção da escola, o que contribuiu bastante”, explicou Pedro.

O cineasta alagoano Ulisses Arthur coordenou as oficinas, e participou de todas as etapas do trabalho. “De início, montamos a equipe dos oficineiros, que acompanhou os alunos, e durante seis meses ministramos as aulas. Fomos desde oficinas sobre roteiro, fotografia, linguagem cinematográfica e direção até a montagem dos dois curtas que eles fizeram”, explicou Ulisses.

Foram cerca de 50 alunos envolvidos em todo o processo de produção, que ocorreu na própria escola. Para muitos, inclusive, foi o primeiro contato com o cinema. “Antes das oficinas eu nunca tinha ido ao cinema. Quando nós começamos, foi bem interessante, porque em pouco tempo já queria fazer tudo no filme”, contou a aluna do 9º ano, Cris da Silva, uma das diretoras do curta “Coração sem Freio”.

O curta foi lançado em uma sala de cinema da parte alta da cidade para os pais dos alunos, professores, coordenadores, diretoria e todos que participaram da oficina. Ao ser apresentado durante a 9ª Mostra Sururu de Cinema de Alagoas, em 2018, ganhou menção honrosa do júri. Carolina Santos, aluna da escola e protagonista do filme, disse que o roteiro de “Coração sem Freio” foi feito coletivamente durante as oficinas, e trata sobre o amor platônico de uma aluna do ensino fundamental por um colega de turma.  “Eu gostei bastante de atuar, mesmo com muita vergonha no início. Depois desse protejo minha mãe passou a falar para todo mundo que a filha é uma atriz”, comemorou Carol.

Além desse, o curta “No Outro Dia” também foi resultado da produção dos alunos da escola. O filme trata sobre temas como a descoberta de si mesmo durante a adolescência e traz o aluno Lucivaldo de Oliveira como protagonista.

Para além de aprender a fazer cinema, o projeto também contribuiu na formação do dia a dia. A vice-diretora do Iadec e uma das integrantes das oficinas, Alessandra Moretti, explicou que o retorno dos professores e da direção sobre o comportamento deles na escola foi muito proveitoso. “Após as oficinas, eles melhoraram a comunicação, passaram a trabalhar melhor em equipe e começaram a se respeitar mais – reflexos do que aprenderam com a experiência do audiovisual”, argumentou.

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura fazem parte do programa federal Cultura Viva, que seleciona instituições culturais que realizam projetos em comunidades carentes. Em Maceió, o programa trabalha em conjunto com a rede municipal de ensino. Em horário oposto ao das aulas, as crianças e os adolescentes das escolas contempladas têm contato com manifestações artísticas, a exemplo de cinema, música e literatura. O pioneirismo em âmbito nacional rendeu frutos, o que fez com que a experiência da Rede de Pontos de Cultura de Maceió fosse muito positiva.

Este ano, a chamada pública vai contemplar vinte grupos culturais, que terão por obrigação atender a duas escolas da rede municipal de ensino, somando 40 escolas de Maceió. Serão investidos cerca de R$ 1 milhão e 200 mil.