Tecnologia

Por que a bateria do seu smartphone não dura?

27/10/16 - 10h37

São constantes as reclamações de pessoas porque a bateria do smartphone dura pouco. Alguns fatores como conexão, brilho da tela e, claro, o uso contínuo do aparelho faz a carga ir embora mais rápido. Claro que quanto maior o uso, mas rápido a bateria vai acabar. Saiba os principais motivos de a bateria do smartphone durar pouco e confira algumas dicas para poupar a carga.

SAIBA POR QUE A BATERIA DO SEU SMARTPHONE ACABA RÁPIDO

Veja os motivos pelos quais o consumo da bateria do celular é grande e saiba como economizar em certas ocasiões:

Conexões

Ficar conectado à internet não gasta apenas o pacote de dados 3G ou 4G, usa também um esforço maior da bateria. Para que os aplicativos consigam manter a atividade em background também demanda bateria, como o Facebook, o e-mail e o WhatsApp.

Esses apps continuam funcionando até mesmo quando o smartphone está na bolsa recebendo as notificações. Isso exige que a bateria continue trabalhando e gastando energia.

Uma dica para economizar a bateria é desligar as conexões de 3G/4G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth e Localização enquanto não estiver utilizando. E desligar completamente o aparelho quando estiver sem sinal.

Tela

Cada vez que o usuário ativa a tela de um smartphone todas as ferramentas começam a funcionar. A tela consome muita bateria e quanto maior ela é, mais ela gasta.

A sugestão é controlar o brilho da tela e deixar o aparelho bloqueado é uma saída para ajudar a não gastar tanta carga. Alguns celulares possuem uma tecnologia que adequa o brilho da tela de acordo com a luminosidade do ambiente.
Consumo do usuário

O principal consumo da bateria do smartphone é feito pelo próprio usuário. Os celulares têm cada vez mais funções e, por isso, elas são utilizadas o tempo todo, checar as notificações o tempo todo consome muita bateria.

A tecnologia dos aparelhos avançou muito mais que a das baterias e, atualmente, temos muitas funções nos celulares, com baterias que não acompanharam sua evolução. Além disso, alguns jogos e reprodução de vídeos são fatores que influenciam muito no gasto.

A dica é procurar celulares com bateria de íon de lítio, que possuem maior quantidade de mAH, e que suporte à tecnologia Quick Charge, pois possibilita recarregar completamente o aparelho em menos tempo.