Educação

Portaria define normas e procedimentos para ano letivo de 2021

Secom Maceió | 04/03/21 - 23h05
Secom Maceió

As escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão em fase final de organização para iniciar o ano letivo de 2021. As aulas começam no próximo dia 15, em formato não presencial. O Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 4, circula com a portaria que define as normas e procedimentos para o Calendário Escolar do Ciclo Emergencial Continuum Curricular 2020/2021, que compensa as aulas de 2020 prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus, e atende a agenda de 2021.

A portaria recomenda ampla divulgação do calendário anual de atividades, o período do recesso escolar (entre os dias 23 de junho e 7 de julho), feriados e pontos facultativos, entre outros procedimentos das escolas. A comunicação referente a esse planejamento, conforme a portaria, deverá ser feita por todas as formas possíveis, incluindo aplicativos de trocas de mensagens e redes sociais.

Para o cumprimento do ano letivo de 2021, as escolas irão considerar todas as atividades, sendo estas síncronas, com a presença de professor, ou assíncronas, quando os alunos deverão realizar as tarefas escolares. De acordo com a Secretária Adjunta, Emília Caldas, os sábados também podem ser utilizados como ano letivo. “O ano letivo iniciará em formato não presencial e, para composição da carga horária, os sábados poderão ser utilizados como dias letivos”, diz a secretária.

A Semed fará um evento online para acolhida, tanto de professores quanto de alunos, para iniciar o ano de 2021 nas escolas. Os detalhes ainda serão divulgados. O Ciclo Emergencial Continuum Curricular está baseado em documentos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pelo Conselho Municipal de Educação (Comed).