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Precisa atualizar o Cadastro Único para receber auxílio? Saiba como fazer

FDR | 11/08/22 - 13h08
Foto: Reprodução/Metrópoles

O Auxílio Brasil está repassando R$ 600, em Agosto, para pouco mais de 18,1 milhões de brasileiros. Para reconhecer quem poderá ser beneficiado, o Ministério da Cidadania vai usar a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico). No entanto, quem estiver com a inscrição desatualizada corre o risco de ter o benefício cancelado. 

Algumas situações fazem com que o Ministério da Cidadania cancele o repasse do Auxílio Brasil. Por exemplo, o fato da família ter renda superior a permitida (até R$ 210 por pessoa). Mas, na grande maioria das vezes o desligamento do programa social está relacionado a desatualização de dados.

Obrigatoriamente as famílias devem atualizar seu registro no CadÚnico a cada dois anos. No entanto, se antes desse prazo o cidadão e sua família sofrerem alguma mudança precisarão comunicar ao governo. Para isso devem procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Quando atualizar o cadastro do Auxílio Brasil - A obrigatoriedade é que os dados do CadÚnico que dá acesso ao Auxílio Brasil seja atualizado a cada dois anos. No entanto, caso ocorra inconsistência de dados ou outro fator que altere os dados da família, esse período deve ser antecipado.

São eventos que merecem ser inclusos no CadÚnico:

  • Troca de endereço;
  • Morte ou nascimento de um novo membro;
  • Aumento da renda de algum membro da família, ex.: início de um emprego formal;
  • Diminuição da renda de algum membro da família, ex.: alguém perdeu o emprego, deixou de receber pensão e etc.;
  • Exclusão ou inclusão de algum membro da família, ex.: filho que casou e foi morar em outro endereço, ou algum parente que passou a ser sustentado pelo família;
  • Erro nos dados da família, ex.: renda é menor do que a obtida pelo CadÚnico em outras bases de dados do governo.

São duas situações diferentes que merecem atenção: atualização e averiguação cadastral. No primeiro caso é preciso atualizar o que há de novo no cadastro familiar. E na averiguação é preciso corrigir os dados que estão incorretos por conta de alguma falha seja do CadÚnico, seja da própria família.

O Ministério da Cidadania está avisando os beneficiários do Auxílio Brasil que precisam realizar esse procedimento. O extrato de pagamentos e o app do programa estão enviando uma mensagem ao usuário informando da necessidade de atualização de dados.

Prazos para atualização no CadÚnico - Devido ao aumento de pessoas nas unidades do CRAS, e da superlotação que tem causado conflitos, o governo federal estabeleceu prazos para atualizar os dados no CadÚnico.

  • Famílias em Averiguação Cadastral: até 12 de agosto;
  • Famílias em Revisão Cadastral: até 14 de outubro.

Para a revisão cadastral estão sendo convocados aqueles que não fizeram a atualização desde 2016 e 2017. A averiguação trata-se de pessoas que estão com dados errados baseado no cruzamento de informações do governo.

Como saber que preciso fazer a atualização? - A fim de garantir o pagamento do Auxílio Brasil, muitas pessoas estão se adiantando nos prazos e realizando o processo de atualização o quanto antes.

Para saber se está no grupo que deve realizar esse procedimento, o responsável familiar pode fazer a consulta no aplicativo ou site do Cadastro Único. 

  • Acesse o app ou site do CadÚnico;
  • Selecione a opção “Consulta simples”;
  • Preencha as informações: Nome completo, data de nascimento, nome da mãe e cidade. Em seguida, clique em “Continuar”;
  • O portal vai informar seu os dados estão atualizados, quando foram atualizados e se a inscrição está ativa.

Como foi dito, quem precisa fazer o processo de revisão ou averiguação também está sendo notificado pelo extrato de pagamentos ou app do Auxílio Brasil.