Maceió

Prefeito de Maceió anuncia liberação da orla a partir desta sexta-feira; veja o que pode e o que não pode

Ana Carla Vieira | 02/07/20 - 12h01
Reprodução

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), anunciou hoje em primeira mão ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/RecordTV, que a orla da capital alagoana vai ser reaberta a partir desta sexta-feira (03). 

Serão liberados o calçadão, para a prática de atividades físicas individuais, a faixa de areia, para banho de mar e prática de exercícios, e também a ciclovia. A reabertura deve ser publicada em decreto no Diário Oficial do Município de amanhã (03).

"É importante que as pessoas façam a sua caminhada sozinhas, que não se aglomerem. O que a gente via, antes do fechamento da orla, eram quatro ou cinco pessoas batendo papo, caminhando, sem máscara. Todo mundo, a partir de agora, será obrigado a usar máscara", enfatizou Rui Palmeira. 

O prefeito disse ainda que a faixa de areia será liberada mas pediu as pessoas não se aglomerarem. "Na faixa de areia, não serão permitidos ainda ambulantes, guarda-sol, caixa térmica, cadeiras... nada disso será permitido nas nossas praias nesses primeiros 15 dias", ressaltou. 

Continuam fechados e interditados as academias, parques, quadras e campos da orla. "Esse tipo de atvidade ainda não será permitida, vamos avaliar nesses 15 dias para quem sabe poder abrir no próximo decreto", disse o prefeito. 

Com relação às grades que estão na orla da capital alagoana, elas vão começar a ser retiradas na noite desta quinta-feira (02) e realocadas para serem usadas em barreiras sanitárias.

"Nos estacionamentos da orla nós vamos manter parte do gradio porque vamos intercalar os estacionamentos em escamas, até para que se evite aglomerações. A outra parte será levada para o Centro de Maceió, para fazer barreiras móveis com fiscalização tanto da prefeitura, como da Polícia Militar, quanto das secretarias de saúde, que vão aferir a temperatura e fiscalizar a utilização da máscara no calçadão", explicou Rui Palmeira. 

O prefeito de Maceió frisou ainda que a fiscalização no Centro será feita pelos agentes da segurança pública, guardas municipais e fiscais da Secretaria Municipal De Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). "Só entra no calçadão quem tiver de máscaras, e as lojas vão funcionar apenas das 10h às 17h, para evitar acúmulos de pessoas nos ônibus e nos terminais rodoviários", finalizou.