Educação

Prefeito Rui Palmeira entrega Cmei no Antares para crianças de até 3 anos

Secom Maceió | 05/09/19 - 15h09
Secom Maceió/Marco Antônio Barros

Maceió conta com mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). O Cmei Professora Dulcinete Barros Alves, que atenderá 180 crianças, foi entregue pelo prefeito Rui Palmeira nesta quinta-feira (05), e fica no Loteamento Casa Forte, no Antares. Cerca de 110 crianças já estão matriculadas no espaço, e os alunos de 0 a 3 anos já ficam na creche em tempo integral.

A nova unidade possui fraldário, sala de repouso, playground, cozinha, refeitório e banheiros, além de estrutura administrativa e de auxílio para receber as crianças. Os alunos estão distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, e 60 em tempo integral.

Esse é o 15º Cmei entregue desde 2013. De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a parte alta de Maceió necessita de equipamentos públicos como esse. “A gente fica muito feliz por proporcionar uma creche muito boa, bem estruturada, na parte alta da capital, que é uma área com mais carências. Quando a gente fala na questão da violência, se a criança tiver longe da escola aumenta a chance de ser atraída pela marginalidade e pelo caminho das drogas. Nesses seis anos e oito meses, a nossa gestão conseguiu aumentar o número de alunos matriculados em 60%. Isso mostra o trabalho sério que nós temos feito no quesito educação, graças ao empenho da nossa secretária Ana Dayse e de toda equipe da Semed”, destacou.

A obra, orçada em R$ 1, 38 milhão, foi financiada com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por meio do Fundo Nacional da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

Veja mais fotos

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também esteve na inauguração e ressaltou que o Município tem trabalhado para levar investimentos às áreas mais carentes, com destaque para a educação. “É um momento de alegria para a gestão e para os moradores da região. É uma creche pronta, já funcionando e com boa estrutura. A parte alta é a região que mais cresce em número de moradores, por isso a necessidade aumentar o investimento em infraestrutura, educação e saúde. A Prefeitura tem levado escolas e creches para essa região”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, afirma que Maceió tinha uma dívida muito grande com a educação infantil, o que leva o Município a ter um olhar especial para a área. “Estamos nesses últimos 6 anos com esse trabalho. São 15 novas creches funcionando, que somadas as 42 existentes, chega a 57. Para esse ano, ainda temos mais uma para inaugurar. Com isso, a gente vai diminuindo a dívida social que o município tem com essa comunidade que precisa tanto das crianças protegidas na escola. A escola desenvolve, educa e protege e cria condições para os pais trabalharem. É um somatório de esforços”, afirma.

Arlete Domingos, diretora do Cmei, falou da responsabilidade em gerenciar a creche escola. “A partir da manhã já vamos sentar com a comunidade para dar alguns informes. Um diretor abrange todas as áreas da vivência de uma criança, de uma equipe e de uma comunidade. Isso tem retorno para todos que estão inseridos nesse processo. Uma creche é fundamental para a primeira infância”, enfatizou.

Jacy Alice é mãe da Kemely, de 4 anos, que estuda no 2° ano, e aprovou a estrutura do Cmei. “Minha filha está se divertindo muito. A decoração ficou ótima. Ela adorou brincar no parquinho. A gente estava esperando muito a construção desta creche, pois não tínhamos condições de pagar. Vai melhorar muito a vida da gente”, comemorou.

Josenilda Correia da Silva, avó do Jean Davi, de três anos, aluno do 2° ano, também estava feliz com a inauguração do equipamento. “É uma benefício para todas as mães. A gente estava precisando muito. A estrutura é maravilhosa, tanto que o Davi estava em uma creche particular, e eu trouxe ele para cá, já que também não estava com condições financeiras. Só tenho a agradecer ”, disse, emocionada.

Homenagem

O Cmei recebeu o nome da professora Dulcinete Barros Alves, que trabalhou na rede municipal de ensino por 34 anos. Ela dedicou grande parte da vida e trabalho ao Fundo Municipal de Educação de Maceió, sendo uma  das responsáveis por sua criação e estruturação.

Sua filha, Dulcimar Barros Alves, esteve na inauguração do espaço e falou da alegria em ter o nome da mãe imortalizado em uma unidade de ensino. “A emoção é muito grande, pois ela é merecedora dessa homenagem. Ela se dedicou à educação desde 1970. Até o seu falecimento, ela manteve essa dedicação, então merecia a lembrança, nada mais justo. Foi um exemplo de mulher, de pessoa, de profissional. É uma honra estar aqui. Estamos gratos por essa lembrança”, agradeceu.