Maceió

Prefeito Rui Palmeira inicia mês de abril com entregas na Saúde

07/04/18 - 10h16

Com a abertura da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Sérgio Quintella, sexta-feira (06), na Santa Lúcia, o prefeito Rui Palmeira fechou a semana com três entregas importantes para a Saúde em Maceió. A agenda teve início na quarta-feira (4), quando o prefeito inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) do Novo Mundo e teve sequência na quinta-feira (5), com a reabertura do Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), junto com outros dois blocos do PAM Salgadinho.

Para o prefeito Rui Palmeira, as unidades entregues refletem o empenho do Município em oferecer melhores condições de atendimento aos maceioenses, apesar das dificuldades para a obtenção de recursos federais. “É motivo de satisfação poder entregar equipamentos de saúde com um padrão de qualidade muito bom, é o sonho da população se tornando realidade. Essa conquista é resultado do esforço da gestão, pois tivemos muita dificuldade para a liberação de recursos”, afirmou, durante a entrega da USF Novo Mundo.

A unidade de porte II beneficiará cerca de sete mil moradores da comunidade e contará com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, compostas por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, nutricionistas e agentes comunitários de saúde. “A Unidade de Saúde da Família é a porta de entrada do usuário para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), onde é possível resolver a maior parte dos problemas de saúde da população”, comentou o prefeito durante a inauguração.

A Unidade de Saúde Novo Mundo vai ofertar, além do atendimento médico, serviços como curativos, retirada de ponto, dispensação de medicamentos, coleta de citologia, promoção à saúde, vacinas e prevenção odontológica.

Na quinta-feira (05), no PAM Salgadinho, o prefeito fez uma das entregas mais relevantes da Saúde municipal, com a reabertura do Laclim, junto com os blocos L (Centro de Diagnóstico) e G (Centro Especializado de Reabilitação – CER III/Fisioterapia).

Durante a reinauguração, o prefeito destacou a modernização dos equipamentos instalados na unidade. “A partir de hoje, o PAM passa a funcionar com um material de ponta. Vamos ter tomógrafo, raios-X e mamógrafo digitais e teste ergométrico. São várias ações, muitas delas que não existiam aqui no PAM”, afirmou Rui Palmeira.

A nova estrutura garante ao Laclim as condições para a realização de mais de 7 mil exames por mês, com média diária de 250 atendimentos. “Todos estes atendimentos serão um benefício muito grande, não só para a população de Maceió, mas também para todo o Estado, já que muitos pacientes de outras cidades procuram a estrutura do PAM Salgadinho”, disse o prefeito.

Com a chegada dos novos equipamentos, o PAM Salgadinho passa a oferecer exames de tomografia nos próximos vinte dias. Além disso, no bloco L, os usuários do SUS contarão com salas para ultrassonografia, eletrocardiograma e mamografia.

O Laclim funcionará das 7h às 19h, com coleta de exames pela manhã e entrega de resultados e outros serviços no período da tarde. Toda a demanda de exames para o local será regulada pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora) e agendada no PAM Salgadinho ou nas unidades de saúde do Município.