Maceió

Prefeito Rui Palmeira lança Guia de Serviços para população de rua

25/07/18 - 13h05
Pei Fon / Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã desta quarta-feira (25), na sede da Prefeitura, em Jaraguá, do lançamento do Guia de Serviços para a Cidadania da População em Situação de Rua. A publicação – que é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e foi construído em parceria com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua em Maceió – faz uma compilação de todos os serviços disponíveis e dos direitos das pessoas que moram nas ruas da capital.

“Temos uma série de ações ofertadas pelas secretarias, mas notamos que havia um desconhecimento por parte das pessoas em situação de rua. Assim, decidimos juntar todas essas informações para facilitar o acesso a esses serviços. Inclusive o próprio consultório de rua, que é um trabalho de muito sucesso da secretaria de Saúde, passará de três para seis equipes. Já foram recebidos os equipamentos que irão dar suporte aos funcionários que realizam essa tarefa”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

A Secretaria de Assistência Social (Semas), responsável pelos serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para a população de rua, iniciou os trabalhos de construção do Guia. Durante esse processo, a Semas recebeu consultoria do Ministério de Direitos Humanos para levantamento das informações referentes aos serviços desenvolvidos pelo poder público municipal, estadual e por organizações não governamentais.

A gestora da Semas, Celiany Rocha, falou da necessidade de se criar mecanismo de orientação para melhor atender pessoas em situação de rua. “O Guia é fruto de uma solicitação da própria população em situação de rua, que queria ter compilado em algum local os serviços oferecidos pela Prefeitura. Maceió vem construindo algumas parcerias e ofertando alguns serviços que são fundamentais para a dignidade dessas pessoas. Esse documento é uma orientação também para a sociedade que tem dúvidas de como fazer para realizar ajudas responsáveis”, enfatizou a secretária.

Além do Guia de Serviços, também foi apresentado o Plano Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento da Política Municipal de Atenção à População em Situação de Rua em Maceió. A ferramenta foi elaborada pela Prefeitura de Maceió e contou com a parceria do Comitê Intersetorial, que serve de referência para organização e acompanhamento das políticas públicas voltadas ao atendimento às demandas da população de rua.

O presidente do Comitê Intersetorial e representante da OAB/AL, Daniel Gueiros, falou sobre a construção do plano de ações apresentado na manhã dessa quarta.

“O saldo de ações do plano anterior serviu de base para elaborarmos esse plano atual. Ele tinha a vigência de dois anos. Desta forma, fizemos um relatório e acompanhamos as ações dessas metas anteriores. Vimos o que não tinha sido cumprido e, baseado em um seminário no qual a população de rua se reuniu com diversos setores do município, acrescentamos novas demandas de políticas públicas necessárias”, destacou.

Na solenidade desta quarta-feira, além da Semas e da OAB, estavam presentes representantes do MP/AL, Câmara Municipal, Federação Espírita de Alagoas, Projeto Vaso Novo, Movimento de População de Rua e demais secretarias municipais envolvidas na elaboração do plano de ações: Educação; Saúde; Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente; de Governo; de Segurança Comunitária e Convívio Social; Esporte, Lazer e Juventude; do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária; Fundação de Ação Cultural (FMAC).