Maceió

Prefeitura amplia transporte da hemodiálise em Maceió

08/10/18 - 11h20
Neno Canuto / Secom Maceió

O aposentado Edson Cordeiro de Souza, de 62 anos, faz hemodiálise desde janeiro deste ano. Morador do bairro Rio Novo, na parte alta da cidade, ele precisa se deslocar três vezes por semana para fazer o tratamento em um dos hospitais conveniados com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ele garante que só consegue realizar o tratamento devido ao transporte disponibilizado pela Prefeitura de Maceió, que o leva para fazer hemodiálise e depois o deixa em casa. O aposentado é um dos 354 pacientes atendidos pela Coordenação de Hemodiálise, que conta com 12 veículos entre vans e carros menores para fazer o translado do usuário ao tratamento.

“Antes era um sufoco para arrumar dinheiro e pagar carro nos dias de tratamento. Graças a Deus eu consegui e até hoje eu não tenho o que reclamar, tá uma beleza”, destacou o aposentado, que também é deficiente visual, lembrando que precisava gastar R$70 em cada deslocamento.


Para ampliar o atendimento, 10 novos veículos foram adquiridos nos últimos dois anos. “São veículos climatizados e com 16 vagas. As vans atendem aos usuários e acompanhantes com conforto e qualidade. É uma conquista para os pacientes, que hoje usufruem de um serviço necessário e importante para a recuperação”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

De acordo com a coordenadora dos Transportes da Hemodiálise, Ilana Laurindo, os veículos rodam cerca de 320 km por dia, realizando o translado de usuários em todos os bairros da cidade. Pacientes de todas as idades são atendidos, mas com demanda maior para usuários acima dos 50 anos.

“O serviço funciona de segunda a sábado, nos três turnos, levando os pacientes para os hospitais conveniados, como o Hospital Ortopédico, Hospital Universitário, Hospital do Açúcar, Hospital Vida e Hospital Sanatório”, disse a coordenadora.

A coordenadora, que também é enfermeira, falou que a assistência e visitas a pacientes com situação de saúde mais agravadas são realizadas com frequência, para oferecer um bem-estar ao usuário e orientar os familiares.

“Quando o paciente apresenta esse problema renal é para o resto da vida, o que mexe com o psicológico dele e da família. Nas visitas nós orientamos para que consigam suportar o dia a dia e os quadros crônicos que acabam desenvolvendo, como a hipertensão e diabetes”, frisou Ilana.

Para seu Edson, as visitas mostram a preocupação com a situação do usuário. “É  importante, porque aí eu sei que tenho o auxílio quando precisar e eles [coordenação] ficam sabendo como eu estou”, disse.

Atenção ao familiar

Para a realização da hemodiálise, é necessário que o paciente esteja acompanhado, devido a possíveis intercorrências após a sessão. Por isso, os familiares ou responsáveis são orientados e acompanhados pela SMS.

“Nós orientamos sobre a importância do tratamento e da presença de um familiar, porque muitos não entendem e acham que o transporte já é tudo por causa do acolhimento que eles contatam do profissional, mas é necessário a presença do familiar”, explicou a coordenadora.

Sheila Souza, filha de Edson, destacou a importância das orientações e atenção recebida da equipe. “Eles são muito atenciosos, se a gente ligar o pessoal da secretaria vai fazer  visita em casa, o que é muito importante para saber como é realmente a situação do paciente”, relatou.

Motoristas capacitados

Parte importante do processo de deslocamento dos pacientes, os motoristas são orientados e capacitados com frequência, visando mostrar como deve ser o tratamento com o público.

“Nós estamos sempre orientando para que possam entender a situação dos pacientes, que, muitas vezes, apresentam também problemas psicológicos por causa da doença. Tudo isso fez com que melhorasse muito até maneira de pegar o paciente e colocar numa cadeira de rodas e auxiliar numa locomoção eficaz”, contou a coordenadora Ilana.

Solicitação de transporte para o usuário

Para solicitar o serviço, a família ou responsável do paciente deve ir ao setor de Protocolo, localizado na sede da SMS, no Centro, portando o RG, CPF e comprovante de residência para dar entrada em um processo. O setor encaminha, em até 24 horas, a solicitação para a Coordenação de Hemodiálise, que acomoda o paciente em alguma rota em até 48 horas.

O que é a hemodiálise

É um procedimento por meio do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que o rim doente não faz. O procedimento libera resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos. A hemodiálise também controla a pressão arterial e ajuda a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.