Maceió

Prefeitura autoriza obras em 11 quadras de esportes de Maceió

Secom Maceió | 05/10/18 - 13h44
Prefeito Rui Palmeira assina autorização para reforma de quadras esportivas | Marcos Antônio / Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, assinaram, nesta sexta-feira (05), a autorização para serviços de manutenção em 11 quadras de esportes de escolas da Rede Municipal de Ensino. O investimento, de aproximadamente R$1.300.000 com recursos próprios, além de repasse do governo federal de mais R$ 1.200.000, via Ministério da Educação, vai beneficiar 6.500 alunos.  A assinatura aconteceu na sede da Prefeitura com a presença de diretores das unidades.

“Era um pedido das diretoras, professores e, sobretudo dos alunos, porque nestas escolas não há um local coberto para atividade esportiva. Vamos colocar toda cobertura para que as crianças tenham um local que seja utilizado mesmo em dia de sol ou de chuva, o que vai dar mais tranquilidade. O esporte é uma atividade que a maioria das crianças gosta e é saudável estimular a prática esportiva o quanto antes, um caminho para deixá-las longe do crime e das drogas”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.

As 11 escolas vão receber coberturas, alambrados e vão contar com vestiários. As quadras esportivas atenderão às exigências dos Ministérios da Educação e do Esporte. Além de atender à comunidade escolar, as melhorias beneficiarão a comunidade local,  que terá acesso aos equipamentos nos finais de semana.

A secretária de Educação, Ana Dayse, lembrou que as melhorias vão beneficiar o ensino integral e a comunidade onde cada escola está localizada. “É um momento de muita satisfação, porque essas escolas têm tempo integral com o Programa Novo Mais Educação e é preciso ter espaço adequado para o esporte e a cultura, o que mais faz a criança se desenvolver. A quadra não só oportuniza a prática esportiva, mas é um espaço para desenvolver outras atividades. Nós vamos abrir, inclusive, para comunidade usufruir desse equipamento”, pontuou a gestora.

Uma das maiores unidades, a Escola Municipal Nosso Lar I, no bairro da Levada, terá ginásio poliesportivo, dois campos de vôlei de praia, salas de esportes, área de lazer, banheiros e vestiários. A melhoria faz parte do acordo entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE/AL), que conseguiu a liberação de recursos bloqueados na gestão passada.

O promotor Ubirajara Ramos, coordenador do Núcleo de Infância e Juventude do MPE/AL, reconhece os benefícios das reformas. “É muito importante para o desenvolvimento do aluno. Ele permanecerá na escola por mais tempo, participando de todas as atividades esportivas, melhorando a condição de vida e saúde, seu desenvolvimento social com a comunidade com a participação mais efetiva. A escola em tempo integral vai tirá-lo de atividades nocivas ao seu desenvolvimento”, disse.

Gilda Verbênia é diretora da Escola Nosso Lar I e comemora a novidade. “Essa conquista é um momento de grande alegria para toda comunidade, não só a escolar, mas toda redondeza que faz parte da Levada, Sururu de Capote, Vergel e Trapiche, porque o esporte é um grande atrativo. Ele chama atenção tanto das crianças e adolescentes quanto dos adultos. Então vamos descobrir vários talentos”, falou a gestora.

O trabalho de manutenção será realizado nas escolas Baltazar de Mendonça, Donizete Calheiros, Eulina Alencar, Frei Damião, Hévia Valéria, Orlando Araújo, Padre Pinho, Petrônio Viana, Sérgio Luiz, Antídio Vieira e Nosso Lar.