Maceió

Prefeitura avança na instalação de novos abrigos de ônibus na capital

Assessoria | 20/10/18 - 08h02
Secom Maceió

Para proporcionar mais comodidade aos usuários enquanto esperam para realizar o embarque no transporte coletivo, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está intensificando a instalação de abrigos de ônibus na capital. Somente nos últimos dois meses, a equipe de Paradas e Abrigos do órgão realizou a implantação de 23 novos equipamentos de pequeno porte em diversos bairros.

As novas estruturas possuem um diferencial na fabricação. Eles são confeccionados com a coberta de policarbonato com proteção ultravioleta (UV) e possibilitam o bloqueio de raios solares prejudiciais à saúde. Além disso, os espaços dispõem de quatro assentos, um painel luminoso para clarear o ambiente e uma vaga exclusiva destinada a pessoas com algum tipo de deficiência.

“Nós entendemos que é de extrema necessidade que a população maceioense possa desfrutar de equipamentos de qualidade e que garantam maior conforto e segurança enquanto aguardam para fazer o embarque no transporte coletivo. Por este motivo, a Prefeitura seguirá trabalhando para que, a exemplo destes, outros equipamentos sejam instalados em mais comunidades de nossa cidade”, destaca Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

No início deste mês, foi a vez da Avenida Cachoeira do Meirim, no bairro Benedito Bentes, receber as melhorias do órgão. Em toda a extensão da via, 10 pontos de ônibus de concreto armado foram substituídos por outros novos. A equipe de Paradas e Abrigos da SMTT também instalou dois pontos de ônibus no conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, e um na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, em frente ao Centro Universitário Tiradentes (Unit). Todos possuem o mesmo material com proteção ultravioleta (UV).

Já no mês de setembro, as intervenções foram executadas em regiões das avenidas Menino Marcelo e Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, na Serraria, na Rua Santos Pacheco, no Centro, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em Cruz das Almas, na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, na Jatiúca, na AL-101, em Jacarecica, e nas avenidas Rotary e Doutor Abelardo Pontes Lima, na Gruta de Lourdes.

“Por meio da SMTT, estamos implantando estes pontos de pequeno porte em diversos locais que antes não possuíam abrigo. Nosso intuito é facilitar o acesso e promover maior comodidade para que toda a população possa transitar livremente, realizar suas atividades e desfrutar dos espaços de nossa cidade utilizando o transporte coletivo”, pontua o gestor municipal.

Abrigo de médio porte

No primeiro semestre deste ano, Maceió também recebeu o primeiro abrigo de médio porte. O equipamento foi instalado na Avenida Tomás Espíndola, no bairro do Farol, visando atender o grande fluxo de usuários do transporte público, já que há uma grande quantidade de supermercados, escolas e bancos, além de ser um ponto de integração temporal muito utilizado na cidade.