Maceió

Prefeitura de Maceió inicia instalação de retentores em bueiros da orla

Secom Maceió | 03/03/22 - 13h22
Foto: Ascom Sudes

Como medida preventiva para a quadra chuvosa que se aproxima, a Prefeitura de Maceió iniciou, nesta quinta-feira (3), a instalação de Retentores de Impurezas de Águas Pluviais (Riap) em bueiros da Avenida Silvio Carlos Viana, no bairro da Ponta Verde. O equipamento tem como objetivo conter materiais descartados de forma irregular que são arrastados pelas águas pluviais, facilitando a limpeza, diminuindo entupimentos de galerias e prevenir alagamentos.

Ao todo, mais de 400 dispositivos serão instalados pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) nas próximas semanas em diversos pontos da parte baixa da cidade, focando em bloquear detritos que tenham como destino as praias da capital. Estima-se que, no período chuvoso, cada retentor seja capaz de conter cerca de 20 quilos de materiais por dia. O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, acompanhou a atividade e destacou como isso ajudará na limpeza da cidade.

"Atualmente, temos equipes fixas trabalhando na orla, mas que possuem uma grande demanda de limpeza devido ao descarte irregular feito em vias e espaços públicos. Esse material acaba sendo arrastado para canais e bueiros pelas águas pluviais e, posteriormente, indo parar nas nossas praias, prejudicando-as ambientalmente", disse. Além da instalação dos aparatos, a Prefeitura instalou mais de 600 placas de grama em uma área do calçadão, melhorando visualmente o local.

"Instalar esses equipamentos e fazer dos bueiros uma tela de pintura são ideias inovadoras e que transmitem uma experiência estética para turistas e moradores da capital. Além do colorido das tintas, não teremos mais lixo em nossas praias. A cidade irá ganhar um aspecto mais criativo junto com um processo de educação e informação", afirmou. Ainda como medidas preventivas para o período de chuvas, visando evitar transbordamentos, acidentes e transtornos aos maceioenses, a Superintendência intensificou alguns serviços, como o desassoreamento de canais pela cidade e as poda de árvores.