Educação

Prefeitura de Maceió lança primeira 'Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa nesta quarta-feira (23)

Secom Maceió | 23/02/22 - 09h10
Prefeitura de Maceió lança primeira 'Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa nesta quarta-feira (23) | Foto: Secom Semed

Depois do sucesso da Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²), a Prefeitura de Maceió lança, nesta quarta-feira (23), a primeira Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa na Escola Municipal Rui Palmeira, no Vergel do Lago. Poderão participar estudantes do 5º ao 9º do Ensino Fundamental das 90 escolas do Município. O tema da Olimpíada será 'Maceió: um olhar para a cultura local', em que cada estudante deverá produzir textos abordando aspectos socioculturais relacionados ao lugar onde vivem.

As inscrições serão de 3 a 11 de março e os alunos poderão concorrer a três tipos de gêneros textuais: poemas, memórias literárias e crônicas. Além da competição, a olimpíada vai homenagear o escritor alagoano Lêdo Ivo, como explica o Secretário de Educação Elder Maia.

"Nós vamos homenagear uma grande personalidade local e um maceioense ilustre que projetou Maceió e Alagoas no cenário nacional local: o poeta e escritor Lêdo Ivo. A face dele empresta seu brilhantismo, talento e sua criatividade poético-literária para a marca da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa”, diz o secretário.

As Olimpíadas acontecerão nas etapas escolar e municipal. Na primeira etapa serão selecionados um texto de cada gênero, por uma comissão julgadora de cada escola, totalizando até três textos por unidade escolar.

Já na etapa municipal serão premiados os três primeiros lugares, de cada gênero selecionado na etapa municipal, totalizando nove alunos premiados.