Maceió

Prefeitura é autuada por resíduos depositados nas margens do Riacho Salgadinho

28/07/17 - 15h03
IMA

A prefeitura de Maceió foi autuada nessa sexta-feira (28), pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) por conta da concentração irregular de resíduos nas margens do Riacho Salgadinho, no bairro do Poço. Os resíduos, que misturam lama e lixo, estão amontoados no local há dias, sem qualquer tipo de cuidado e isso tem sido causa de constantes reclamações pela população, principalmente as pessoas que residem, trabalham ou trafegam na região.

O auto foi aplicado por lançamento de “resíduos sólidos em desacordo com as exigências estabelecidas” na legislação ambiental. A prefeitura tem o prazo de 20 dias para se defender, mas espera-se que os resíduos sejam retirados imediatamente.

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informou, através da assessoria, que realiza ações preventivas de limpeza em toda a extensão do riacho, e que diante das chuvas que Maceió enfrenta, essa ação teve que ser reforçada.

Sobre o lixo retirado do Riacho, o órgão informou que esse material fica às margens do riacho, pois é preciso que seque, para evitar o líquido seja espalhado pela cidade levando mau cheiro e demais problemas à população. O órgão informa que assim que for possível, o material será levado ao Aterro Sanitário. 

Outros trechos como uma das vias de entrada do antigo lixão, no bairro da Cruz das Almas, a margem de um braço do Riacho Jacarecica, próximo a foz no bairro Jacarecica,  área por trás do conjunto José Tenório e margens da Avenida Pierre Chalita estão sendo acompanhados pelos fiscais do IMA.