Maceió

Prefeitura realiza ordenamento de cabos e fios em situação irregular em postes

Da Redação, com assessoria | 20/08/21 - 18h16
Ação busca evitar riscos de acidentes em virtude do acúmulo de fios nos postes | Ascom Semscs

Dando continuidade às ações para organizar o cabeamento nos postes de Maceió e reduzir a poluição visual na cidade, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) realizou, nesta sexta-feira (20), o ordenamento de cabos irregulares de empresas de telecomunicações. A ação aconteceu na Avenida Gustavo Paiva, em Mangabeiras.

Para realizar o ordenamento, também estiveram presentes equipes da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) e da Equatorial Alagoas, além das empresas de telecomunicação Claro, Brisanet, Vivo e Veloo. Entre os problemas solucionados estiveram a retirada de cabos irregulares e das chamadas “barrigas”, que são cabos distendidos que deveriam estar, no mínimo, à 3,5m de altura.

Segundo o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, a ação de ordenamento do cabeamento irá acontecer por toda Maceió, onde outras áreas já foram monitoradas. “Fomos acionados pela população que reclamava desses cabos de telecomunicação caídos ao solo, oferecendo risco à segurança do cidadão. Então, para propiciar um ambiente seguro, mais moderno e bonito para a nossa cidade, a gente reuniu todas as empresas responsáveis para fazer essas correções e, assim, trazer uma segurança maior para todos”, afirmou.

Em relação aos cabos que estão sendo removidos, as próprias empresas fazem o recolhimento e dão a destinação correta e necessária ao material.

O superintendente da Sima, João Folha, por sua vez, reforçou que, durante todo esse processo de ordenamento, o fornecimento de iluminação pública não será afetado. Já de acordo com a gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes, a distribuidora está empenhada em contribuir com a ação, garantindo mais segurança à rede elétrica e contribuindo com a organização do espaço urbano.

“Seguimos na missão de coibir a exposição de riscos de acidentes com a rede elétrica e poluição visual na cidade. Estamos agindo de forma conjunta, em parceria com todos os órgãos envolvidos e adotando todas as medidas necessárias para fazer a identificação e a retirada dos cabos inativos das empresas que já foram notificadas e não atenderam ao prazo estabelecido. É fundamental que as empresas cumpram o que determina o contrato celebrado com a distribuidora. Aquelas que, por algum motivo, estejam utilizando os postes de forma irregular devem procurar a concessionária para regularizar a situação”, explica Patrícia.

Para realizar denúncias sobre fiações irregulares ou que apresentem riscos, a população pode entrar em contato com a Semscs por meio do número 3312-5277.