Mercado de Trabalho

Presidente do Sistema Fecomércio é apresentado a parlamentares

Ascom Fecomércio | 03/12/19 - 14h31
Assessoria

Um momento de aproximação. Foi o que o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Gilton Lima, ressaltou aos deputados estaduais e vereadores por Maceió durante evento promovido, esta manhã (03/12), pelo Senac Alagoas para mostrar o projeto e as obras do Polo Gastronômico da entidade.

Na ocasião, o recém-empossado presidente do Sistema foi apresentado aos deputados Bruno Toledo (PROS), Jó Pereira (MDB), Gilvan Barros Filho (PSD), Fátima Canuto (PRTB), Davi Maia (Democratas), Ângela Garrote (Progressistas), e Cibele Moura (PSDB), e aos vereadores Francisco Sales (PPL) e Chico Filho (Progressistas). Impossibilitada de comparecer, a vereadora Ana Hora (PSD) foi representada por seu assessor, Gustavo Hora.

“Ao apresentar esse projeto, o que nós queremos é demonstrar aos senhores a força que temos, que é capacitar. Por ano, temos a projeção de 1 mil pessoas passando por esse prédio e frequentando nossos cursos”, falou Gilton, acrescentando que ainda há mais a ser feito e que essa aproximação com os parlamenteares é importante para a troca de ideias sobre o setor produtivo e o futuro de Alagoas.

Frentes Parlamentares

Tanto no âmbito estadual quanto do municipal, boa parte dos parlamentares presentes no evento desta manhã integram as respectivas frentes em defesa do Comércio. A assessora legislativa da Fecomércio, Cláudia Pessôa, ressaltou a importância da atuação das frentes para o setor. Ela relembrou que, este ano, duas ações nessas casas foram significativas. A primeira aconteceu ontem (02/12), na Assembleia Legislativa, que votou em segundo turno a restituição do Fundo de Equilíbrio Fiscal de Alagoas (FEFAL); um fundo gerido com recursos oriundos de parte dos benefícios que algumas empresas têm no Estado. “O setor produtivo está contribuindo ativamente e financeiramente com a infraestrutura e o desenvolvimento dela em nosso Estado quando ele aporta parte do recurso que teria de incentivo nessa coletividade”, enfatizou. E a segunda, ocorrida no âmbito da Câmara Municipal de Maceió, foi a atualização do Código de Limpeza Urbana. “Alguns pontos ali expostos poderiam interferir na vida do empresário e, consequentemente, na geração de empregos”, ponderou.

O vereador Francisco Sales, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Maceió, afirmou que defender o comércio não é só defender quem compra e vende, mas sim defender quem gera futuro por meio de emprego e renda e enfatizou que a atuação dos vereadores nesta defesa se fortalece a partir do diálogo com o setor produtivo. A opinião foi reforçada pela deputada Jó Pereira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, ao relembrar que a Frente surgiu na legislatura passada a partir da necessidade de um diálogo mais próximo entre o parlamento o Comércio alagoano. “Como foi importante demonstrar os números que o Comércio representa. Porque muitas vezes a gente fala ‘é em defesa do comércio’; aí a gente acha que só defende o empresário. Defender o empresário já é uma grande defesa. Imagine quando tem por trás dele 70% dos empregos alagoanos. Então isso ficou muito claro na legislatura passada e essa Frente vem trabalhando e sempre que é provocada, vem cumprindo sua missão”, destacou.

O evento foi prestigiado por diretores da Fecomércio e presidentes de sindicatos filiados: Ana Luíza Freire, Sindilojas Penedo; Valdomiro Feitosa, Sincadeal; Adeildo Sotero, Sindilojas União dos Palmares; e José Carlos Medeiros, representando o presidente do Sincofarma AL. A diretora regional do Sesc, Maria Ivanilda Silva, também esteve presente.