Brasil

Preso por assaltos no Rio usava cadela para intimidar e atacar vítimas

Extra Online | 26/07/22 - 09h33
Reprodução

Um homem identificado como Allan Kardec Arêas Santos, de 42 anos, foi preso preventivamente neste fim de semana por cometer assaltos usando uma cadela da raça pastor belga malinois para intimidar as vítimas. Ele possui quinze passagens pela polícia pelos crimes de roubo, lesão corporal, pose de drogas, desacato, violência doméstica e maus-tratos a animais. Segundo a 14ª DP (Leblon), que investiga o caso, Allan pode pegar até cinco anos de prisão.

Allan Kardec Arêas Santos já era um antigo procurado da polícia. Morador de rua, dormia pelas calçadas da Zona Sul do Rio de Janeiro, principalmente no bairro Jardim Botânico. Contra o suspeito já havia um mandado de prisão preventiva, pelo crime de roubo. Segundo a polícia, ele usava a cadela, conhecida como Macarena, para ameaçar as vítimas. Caso elas tentassem reagir, ele dava um comando para o animal atacá-las.

A delegada titular da 14ª DP (Leblon), Daniela Terra, já havia instaurado inquérito e investigava o suspeito há 15 dias. A operação foi conjunta com a Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal.

“O autor tinha essa cadela e vivia andando pelas ruas de todos os bairros da Zona Sul. Usava o animal como instrumento para colocar medo nas pessoas e cometer crimes. Ele tem passagens na polícia desde 1997, e acabou sendo preso por cometer roubo impróprio, que é se utilizar do instrumento, ou seja, a cadela, para conseguir roubar os objetos”, explicou a delegada, por meio de nota. Ela informou ainda que embora dócil, a cadela era treinada a obedecer aos comandos do suspeito para atacar as pessoas.

“A cada ordem dele, a cadela mordia quem ele mandava. Inclusive atacou dois policiais, um militar e uma civil. Cumprimos o mandado de prisão preventiva e ele pode ficar até 5 anos preso. Importante lembrar que representamos também pela busca e apreensão do animal, que está em poder da Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal”, explicou a delegada.

A cadela foi levada para uma clínica veterinária, onde foi examinada. Agora, ela está em um lar temporário e aguarda adoção. Os interessados podem entrar em contato com a Subsecretaria Estadual de Proteção Animal através do telefone (21) 98119-5221.

Uma das últimas vítima do suspeito foi a inspetora da Polícia Civil, Clarissa Huguet, que estava na praia do Leblon com seu cachorro, quando o acusado tentou roubá-lo. A vítima foi atrás na mesma hora e pediu o cachorro de volta. Allan não devolveu e deu um comando para que a cadela dele a atacasse. A policial conseguiu resgatar o cachorro com ajuda de amigos, e foi imediatamente socorrida e levada para o hospital. Pouco mais de um mês, ela ainda tem as marcas do ferimento nas pernas.

“Estava na praia com o meu cão, adestrado, e de repente esse homem passou, colocou a guia dele no meu cachorro e saiu o arrastando. Eu fui atrás, pedi para que ele me devolvesse e ele disse que não iria entregar, pois o cachorro estava abandonado e pertencia a ele. Tentei pegar o Scoob e quando vi o animal dele já estava mordendo minha perna. Em seguida descobrimos que a mesma cadela já havia atacado mais cinco pessoas. Como policial, levantei toda a ficha dele e comecei a receber informes de que ele estava em diversos bairros da Zona Sul. Ele usava a cadela como arma, é vítima dele. Estou feliz em saber que ele está fora das ruas”, disse Clarissa em depoimento enviado à polícia.