Maceió

Previsão aponta que chuva pode causar transtornos no Pinheiro

Dayane Laet | 28/01/19 - 07h41
Rua Miguel Palmeira, no Pinheiro, ficou alagada | TV Pajuçara / Henrique Pereira

O volume de chuva registrado desde a madrugada desta segunda-feira (28) até o momento, em Maceió, e a continuidade dela pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos na região vulnerável do bairro Pinheiro.

A informação é da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Agência Nacional de Águas, que também apontam que as pancadas de chuva poderão provocar alagamentos e movimentações de massa em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.

A explicação dessa tempestade de verão está na formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas. O fenômeno é o que provoca a forte chuva.

Além de Maceió, está previso que chova forte também nas regiões do Litoral, Região Metropolitana, Baixo São Francisco e Zona da Mata. Apesar da intensidade, ainda segundo a Semarh, as chuvas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do estado e também não impactarão nos níveis das lagoas.

A Sala de Alerta está monitorando as condições e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. A Semarh também observa que a precisão da localização e intensidade das chuvas poderão ser previstas apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

Defesa Civil

Por conta da previsão do tempo, a Defesa Civil de Maceió está em atenção para qualquer ocorrência relacionada ao bairro Pinheiro. Foram mobilizadas equipes que estão desde ontem em sobreaviso para ir ao bairro, se for necessário.