Maceió

Primeira etapa das obras na Avenida Durval de Góes Monteiro está sendo concluída

Assessoria | 18/03/24 - 14h40
Assessoria

A avenida Durval de Góes Monteiro, um dos principais corredores urbanos de Maceió, está sendo ampliada com a construção de duas novas faixas para veículos, ao longo dos dois sentidos da via. A primeira etapa dessa obra, um trecho de 2,2 quilômetros de extensão, no sentindo Centro-Aeroporto, está em fase de conclusão e vai ser entregue à população com uma nova via lateral, calçadas acessíveis, nova rede elétrica e de iluminação. Além disso, um moderno sistema de monitoramento do trânsito também está em funcionamento na via.

No mesmo trecho da Durval de Góes Monteiro, no sentido contrário (Aeroporto-Centro), a obra está em andamento, e a previsão é que seja concluída até o início de maio. Essa primeira etapa de obras faz parte de um projeto de construção de novas vias laterais ao longo de 6 quilômetros da avenida.

Foram instaladas também calçadas com piso tátil, dos tipos direcional e de alerta, para orientar pessoas com deficiência visual, além de rampas para acesso de pessoas com locomoção reduzida. Nessa primeira entrega, a via recebe ainda nova iluminação, com 59 novos postes instalados e equipados com lâmpadas de LED. A rede elétrica foi modernizada para diminuir os curtos-circuitos e é capaz de reduzir em até 60% o risco de interrupção de energia, em caso de queda de postes.

Para dar maior fluidez ao trânsito, um sistema inteligente de monitoramento foi instalado e já está em operação desde maio de 2023. Do viaduto da PRF até a Praça do Centenário, 30 conjuntos de semáforos contam com câmeras integradas que identificam o volume de veículos em circulação. Esses equipamentos usam Inteligência Artificial para adaptar de forma autônoma o tempo dos semáforos, de acordo com o trânsito.
 
Pacote de mobilidade -
A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana consta no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió. As obras são planejadas pelo Município e executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem. As intervenções são fiscalizadas pelo poder público e devem durar cerca de três anos e meio. O orçamento é de R$ 360 milhões – valor corrigido anualmente.
Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; drenagem de águas pluviais; e um sistema de semáforos inteligentes já em funcionamento.
 
Compromissos da Braskem com Maceió - Para facilitar o entendimento e acompanhamento dessas e outras ações e programas desenvolvidos desde 2019, a empresa reuniu em uma plataforma os 10 compromissos com Maceió, nas frentes social, urbanística e ambiental. As ações para melhoria da mobilidade urbana estão previstas no compromisso de compensação e requalificação de espaços de convívio social das áreas afetadas e da mobilidade urbana.

As iniciativas relacionadas aos 10 compromissos são resultado dos cinco acordos firmados entre a Braskem e as autoridades nos últimos anos. O detalhamento das ações está disponível na plataforma www.braskem.com/compromissosmaceio.