Maceió

Principal loja que pegou fogo no Centro não tinha projeto de segurança dos Bombeiros

14/11/15 - 17h01

Feita do alto da cobertura de um prédio, fotografias revelam os escombros dos estabelecimentos (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* )

Feita do alto da cobertura de um prédio, fotografias revelam os escombros dos estabelecimentos (Crédito: TNH1/ Jonnathan Firmino* )

Após umincêndio de grandes proporções consumir cinco lojas, incluindo uma de aviamentos no centro de Maceió nessa sexta-feira (13), o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), coronel Paulo Marques, afirmou, neste sábado (14), por meio de nota enviada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que pelo menos um dos locais atingido pelas chamas já tinha sido notificado pela corporação por não ter um projeto de segurança que pudesse combater incêndios.

Nos documentos, datados de abril de 2013 e fevereiro de 2014, o Corpo de Bombeiros solicitava que a loja Gaivota, uma das maiores em utensílios de casa e aviamentos, apresentasse o projeto de segurança ao CBM/AL, para que pudesse assegurar sua regularização. Na época das notificações, o estabelecimento até foi multado, mas permaneceu irregular.

LEIA TAMBÉM: Escombros de uma das lojas incendiadas no Centro de Maceió voltam a queimar; veja vídeo 

A nota enviada pela SSP também esclarece que, mesmo que a notificação tenha sido feita e a exigência não tenha sido cumprida, não cabe ao Corpo de Bombeiros fazer a interdição desse tipo de comércio, a menos que haja perigo iminente.

MAIS: Drone registra incêndio no Centro de Maceió; assista 

Além da Gaivota,as lojas Imperatriz, Eletro shopping, Laser e uma loja de roupas também foram atingidas. Outros estabelecimentos, anexos às construções, tiveram danos de menor porte e permanecem em área isolada. 

A assessoria do Corpo de Bombeiros confirmou que parte da estrutura atingida pelas chamas será demolida no início da manhã deste domingo (15). Para conter as chamas foram mobilizados 40 homens da corporação e utilizados três caminhões Auto Bomba Tanque (ABT) e mais três Auto Tanque Também foram utilizadas duas escadas mecânicas e duas viaturas de salvamento.

O TNH1 e a reportagem da TV Pajuçara tentaram ouvir o proprietário da loja Gaivota, mas ele decidiu não comentar o assunto.