Educação

Processo seletivo para contratação de professores indígenas será reavaliado

24/01/17 - 21h39
Divulgação/Ascom Seduc

O processo seletivo para a contratação de professores indígenas para as escolas da rede estadual será reavaliado. Em reunião nesta terça-feira (24) convocada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que contou a presença de representantes da Seduc, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e das lideranças indígenas, foi decidido que o pedido da Seduc para a publicação de um novo edital para a contração de professores para as escolas estaduais indígenas será reavaliado.

A PGE comprometeu-se em emitir um parecer sobre o processo em até cinco dias úteis.

O último processo seletivo para a contratação de professores indígenas nas escolas da rede estadual data de 2014 e expirou no final de 2016. O edital em análise na PGE dará lugar a um novo processo seletivo, com duração de dois anos. Enquanto isso, os professores que atuam nas escolas não serão devolvidos, permanecendo com suas atividades.

“Avalio que tivemos uma reunião muito positiva e em breve teremos uma solução para atender a esta demanda dos povos indígenas”, falou Sérgio Newton, Secretário Executivo de Gestão Interna.

O procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, estima que o resultado da avaliação seja divulgado, no máximo, até a próxima quarta-feira (dia 1º).

“Cada comunidade tem a sua história, cultura e necessidades próprias. À PGE caberá avaliar o arcabouço jurídico do processo”, declarou.