Educação

Professores de escolas públicas podem concorrer às bolsas do Prouni

Assessoria | 03/08/22 - 08h46
Arquivo/Reprodução

Os professores das redes públicas de ensino também ganharam uma chance a mais para complementar a formação superior. Eles podem participar da seleção para as bolsas de estudo ofertadas no ProUni (Programa Universidade para Todos), em seu processo seletivo para o segundo semestre de 2022. As inscrições para o certame começaram nesta segunda-feira, 1º de agosto, e vão até esta quinta, 4. 

Segundo o edital, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), os professores podem concorrer apenas nos cursos de licenciatura e de Pedagogia destinados à formação do magistério da Educação Básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação. Para isso, o professor deve estar no efetivo exercício do magistério da educação básica, além de pertencer ao quadro de pessoal permanente de instituição pública. 

Em caso de aprovação no ProUni, eles não precisarão comprovar renda. Nos casos de concomitância ou complementariedade de licenciatura e de bacharelado no mesmo curso, ele está dispensado da exigência de ser portador de diploma de curso superior, desde que esse diploma seja em áreas do conhecimento, especialidades e regiões estabelecidas como prioritárias em regulamento.

As inscrições podem ser feitas através da página do programa no Portal Acesso Único, do MEC. No momento da inscrição, o candidato será direcionado à página da plataforma Gov.br, que concentra todos os serviços públicos do governo federal, e ali preencher o CPF e a senha. Caso ele não tenha acesso ao sistema, pode fazer o cadastro na mesma plataforma, preenchendo as informações solicitadas. Todo o procedimento é gratuito. 

Em seguida, o candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil e em ordem de preferência. Tais opções podem ser alteradas até o fim das inscrições, no dia 4, sendo que a última inscrição confirmada até lá será a válida. 

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior de todo o país. Entre elas, estão as instituições do Grupo Tiradentes, que oferecem um total de 1.226 vagas em suas unidades presenciais e à distância. Entre os cursos com vagas disponíveis, estão os de Educação Física/Licenciatura, na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe); e os de Pedagogia na Unit EaD e na Faculdade São Luís de França (FSLF), em Aracaju.

Para saber mais sobre como é o processo de inscrição no Prouni, acesse https://www.unit.br/prouni ou https://www.fslf.edu.br/prouni. Ou ligue para a Central de Atendimento (0800-729-2100).