Mercado de Trabalho

Programa CataMais entrega kits com EPIs à cooperativa de catadores em Arapiraca

Ascom Seteq | 21/06/24 - 14h18

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Erik Silveira, esteve na quinta-feira (20) em Arapiraca para participar de uma Audiência Pública convocada pelo Ministério Público do Trabalho para debater estratégias na melhoria do trabalho de catadores de materiais recicláveis em Arapiraca.

A audiência, convocada pelo procurador do Trabalho da Procuradoria da 19ª Região, Luiz Felipe dos Anjos, foi realizada no Centro de Referência Integrado de Arapiraca e faz parte do Projeto Estratégico Pró-Catador e Catadora.

Após a audiência, Erik Silveira e o gerente de qualificação da Seteq, Lucas Barros, visitaram a sede da Cooperativa Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascara) e entregaram kits com equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo pares de botas, luvas, cintas lombares e protetores auriculares, essenciais para garantir a proteção e o bem-estar dos trabalhadores. 

 A Ascara é uma das associações de catadores de materiais recicláveis mais antigas do interior e pioneira em sua fundação, continua a se destacar por seu compromisso com a reciclagem e o desenvolvimento sustentável. Este reconhecimento reforça sua importância na comunidade e sua dedicação à melhoria das condições de trabalho dos catadores.

Em outubro de 2023, através do programa CataMais, a Ascara já havia sido beneficiada com a entrega de equipamentos e maquinários, como uma prensa e uma empilhadeira. Essas iniciativas são fundamentais para aumentar a eficiência e a segurança das operações da cooperativa, refletindo um esforço contínuo para apoiar o trabalho dos catadores e promover a sustentabilidade.