Maceió

Programa Habitacional garante moradia a milhares de famílias em Maceió

Secom Maceió | 28/12/20 - 20h32
Marco Aurélio/Secom Maceió

Poder voltar a morar com a filha foi a principal conquista de Maria Carla da Silva, de 28 anos, ao receber um apartamento do Conjunto Habitacional Vale do Parnaíba, localizado no bairro do Rio Novo, em Maceió. A conquista da casa própria, por meio do programa habitacional do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Maceió, possibilitou à Maria Carla a possibilidade de conviver com a filha, hoje com 7 anos, em um local limpo, seguro e organizado.

Maria Carla da Silva foi uma dos 240 beneficiários do Vale do Parnaíba. Antes de se mudar com a filha e o esposo para o imóvel, ela vivia em um barraco no Bom Parto, de apenas um cômodo. “A gente morava de aluguel. Na verdade meu marido pagava o aluguel da casa com serviços de pedreiro. A casa era um cômodo só, com banheiro e quando chovia era como se a gente tivesse praticamente na rua”, contou.

Devido às condições precárias de onde ela vivia no Bom Parto, Maria Carla optou por deixar a filha sob os cuidados de uma tia no interior de Alagoas, onde podia viver em uma condição melhor e estudar. Quando perguntada sobre o que mais a alegra em receber um imóvel no Rio Novo, ela responde: “Poder voltar a morar com a minha filha”.

Maria Carla trabalha como manicure, em própria residência, o que não era possível antes de se mudar. O marido, durante a semana, vende churros pelos bairros de Maceió e aos finais de semana trabalha na praia. “Fiquei muito feliz quando soube que havia ganhado uma casa, porque eu nunca pensei que iria sair do aluguel. Aqui é um lugar calmo, não tem violência, vivo tranquila, a vizinhança é boa e um ajuda o outro sempre que pode”, disse.

Assim como Maria Carla, Geilza Maria da Silva, de 44 anos, também saiu do Bom Parto – sua casa apresentava sinais de rachaduras – e foi morar com a família no Vale do Parnaíba. A beneficiária do imóvel foi sua irmã, mas a família inteira foi contemplada. O imóvel no Rio Novo é o único que a família possui, por isso, com Geilza moram a irmã beneficiária, dois filhos, um neto e a mãe. “Não tenho do que reclamar. Só agradecer a Deus. Não dá nem para acreditar. Para quem não tinha estrutura naquele lugar, isso aqui é a realização de um sonho”, comentou.

A família morava em um imóvel com um quarto, uma sala, uma cozinha e um banheiro. Hoje vivem em um apartamento de dois quartos, que pode abrigar em melhores condições Geilza e seus parentes. “Quem sai de um lugar daquele para cá [Vale do Parnaíba], está vindo para uma mansão”, acrescentou Geilza, lembrando que no conjunto há aulas de zumba e ginástica promovidas pela associação de moradores, além do parquinho, muito utilizado pela neta para brincar.

Quem também viu sua vida sendo transformada pela realização do sonho da casa própria foi Joelma da Silva Oliveira, de 29 anos. Ex-moradora do conjunto Village Campestre, sua antiga residência não tinha cerâmica e a casa era de taipa. Por lá, ela sobrevivia apenas do programa Bolsa Família. Tinha vontade de fazer lanches para vender e ganhar uma renda extra, mas não tinha estrutura para isso.

Foi com a entrega do imóvel Vale Bentes I que ela encontrou possibilidades de ganhar além do que recebe do programa de assistência social. É no entorno do Vale Bentes I, que Joelma agora vende lanches para se sustentar.

“Quando eu vim pra cá, para mim foi só coisa boa. Quando ligaram para mim para dizer que eu fui contemplada fiquei feliz demais, dei tanto pulo de alegria. Porque é o sonho de todo mundo ter seu cantinho, sua casinha própria. Eu vivia sem estrutura nenhuma e graças a Deus hoje estou aqui e estou bem. Para o que eu vivia, nem se compara”, afirmou, acrescentando que a estrutura e a segurança foram os principais pontos que mudaram em sua vida e de sua família. Atualmente ela mora com o esposo e seus três filhos de 2, 9 e 11 anos.

Entrega de conjuntos habitacionais ajuda a controlar déficit de moradias

O Vale do Parnaíba é um dos 10 conjuntos habitacionais entregues à população desde 2014. Além dele já foram entregues os conjuntos Ouro Preto, Parque dos Caetés, Morada do Planalto, Maceió I, Vale do Amazonas, Vale do São Francisco, Vale do Tocantins, Jorge Quintela e Vale Bentes I. Todos estão distribuídos pelos bairros de Benedito Bentes, Rio Novo, Ouro Preto e Cidade Universitária. Já foram mais de 10.772 imóveis entregues às famílias que vivem em condições de vulnerabilidades social ou que viviam em áreas de riscos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), estima-se que cerca de 40 mil pessoas, que constituem as famílias dos titulares dos imóveis, tenham sido beneficiadas pelo programa habitacional.

“A gente se sente muito satisfeito com todo o trabalho que foi e está sendo desenvolvido, levando dignidade às pessoas e melhorias de condições de vida. No dia-a-dia a gente enxerga situações, como pessoas que moram em barracos, sem nenhuma infraestrutura, sem ao menos um vaso sanitário para fazer as suas necessidades fisiológicas. Então quando essas casas são entregues, a gente vê nos olhos das pessoas a mudança na rotina que eles vão ter a partir daquele momento e que muitas vezes as pessoas não entendem. A gente fica muito emocionado com a situação de cada um. A gente só pede que cuidem e valorizem esse bem tão importante que pode mudar de uma vez por todas a vida deles”, destacou o secretário-adjunto de Habitação, Anderson Alencar.

Todos os beneficiários foram identificados pela Defesa Civil de Maceió, Secretaria de Assistência Social e pela Secretaria-Adjunta de Habitação da Seminfra, onde foram cadastradas e concorreram as unidades através de sorteios.

Todos os imóveis são compostos por dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiros adaptados para idosos e pessoas com deficiência. Os empreendimentos possuem parque infantil, quadras esportivas, área de lazer, equipamentos sociais de educação, saúde e assistência social, e são dotados de infraestrutura como saneamento básico, drenagem e pavimentação.

Agora, a Prefeitura de Maceió, através da Seminfra, está construindo mais conjuntos habitacionais. O próximo a ser entregue será o Vale Bentes II.

• Vale Bentes II com 500 unidades, localizada no Benedito Bentes
• Residencial Oiticica I com 500 unidades habitacionais, Benedito Bentes
• Oiticica II, também com 500 unidades habitacionais, no Benedito Bentes
• Residencial Alamedas do Pontal com 480 unidades habitacionais, no Benedito Bentes
• Alamedas do Farol com 480 unidades habitacionais, no Benedito Bentes
• Alamedas da Pajuçara com 480 unidades habitacionais, no Benedito Bentes
• Alamedas da Jatiúca com 480 unidades habitacionais, no Benedito Bentes
• Residencial Mario Peixoto Costa I e II com 384 unidades habitacionais no total, no Bairro Santos Dumont
• Residencial Pedro Teixeira Duarte I e II com 1.000 unidades habitacionais no total, na Santa Amélia
• Residencial Diana Simon Duarte com 180 unidades habitacionais, no Bairro de Santa Amélia
• Residencial Vilas do Mundaú com 1.776 unidades habitacionais, voltado para população que vive às margens da Lagoa de Mundaú e nas favelas Torre, Muvuca, Peixe e Sururu de Capote, no Bairro do Vergel do Lago.