Programa OxeTech abre 850 vagas para cursos gratuitos de tecnologia em dez municípios

Os cursos vão desde informática básica até linguagens avançadas de programação, vagas espalhadas pelos 11 laboratórios no estado

Publicado em 04/05/2026, às 12h58
Inscrições seguem abertas até o dia 8 de maio, com início das aulas previsto para o dia 11 de maio - Foto: Ascom Secti
Inscrições seguem abertas até o dia 8 de maio, com início das aulas previsto para o dia 11 de maio - Foto: Ascom Secti

Por Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas lançou 850 vagas para cursos gratuitos de tecnologia em dez municípios, visando ampliar o acesso à qualificação profissional e inclusão digital na região.

Os cursos variam de informática básica a programação avançada, com inscrições abertas até 8 de maio, refletindo um esforço do governo para preparar a população para as demandas do mercado de trabalho.

A iniciativa OxeTech, em parceria com a Fapeal, já formou mais de 20 mil jovens e busca fortalecer o desenvolvimento econômico do estado, promovendo oportunidades reais de transformação por meio da educação tecnológica.

Resumo gerado por IA

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) abriu 850 novas vagas para cursos presenciais e gratuitos de tecnologia em dez municípios alagoanos. Os cursos abrangem desde informática básica até conteúdos mais avançados, como lógica de programação e introdução ao desenvolvimento web.  As inscrições estão abertas até o dia 8 de maio e podem ser feitas através do site: oxetech.al.gov.br

As turmas estão distribuídas entre os municípios de Maceió, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Murici, Pão de Açúcar, Traipu, Batalha, Penedo e Arapiraca. No laboratório do Centro de Inovação, em Maceió, cada turma conta com 20 vagas, enquanto no Senai Benedito Bentes e nos municípios do interior são ofertadas 15 vagas por turma. 

O OxeTech é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secti, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que oferece qualificação técnica e profissional gratuita em diversas áreas da tecnologia. O programa busca ampliar o acesso ao conhecimento, incentivar a inclusão digital e preparar a população para as demandas do mundo do trabalho.

Com mais de 20 mil jovens já formados em todo o estado, a iniciativa contribui diretamente para a formação de profissionais qualificados e prontos para novas oportunidades.

Para a titular da Secti, Meirejane Remígio, a iniciativa fortalece o desenvolvimento econômico do estado e cumpre o papel social de ampliar oportunidades, promovendo inclusão produtiva e acesso à qualificação tecnológica para a população alagoana. 

“O OxeTech vai além da oferta de cursos gratuitos. Estamos criando oportunidades reais de transformação por meio da educação e da tecnologia, preparando nossa população para as novas demandas do mercado”, destacou a secretária. 

Cursos disponíveis em cada município:

Arapiraca

Informática Básica; Lógica de Programação; Análise de Dados com Python; Workshop: Plataforma de Design para Mídias Digitais

Batalha

Informática Básica; Cibersegurança; Introdução ao Desenvolvimento Web (HTML, CSS e JS)

Maceió (Benedito Bentes – SENAI)

Lógica de Programação (Aprenda a Programar do Zero); Dashboard e Análise de Dados; HTML e CSS (Crie seus primeiros sites); JavaScript para Front-End

Maceió (Centro de Inovação)

Planilhas Eletrônicas (Excel e Google Sheets); Introdução ao Desenvolvimento Web (HTML, CSS e JS); Python; Gestão e Construção de Produto DigitalPower BI; Data Analytics e Visualização de Dados; Lógica de Programação

Delmiro Gouveia

Linguagens de Marcação; JavaScript; Python; Informática Básica; Lógica de Programação

Murici

Lógica de Programação; Informática Básica; Fundamentos de Redes e Infraestrutura

Pão de Açúcar

Informática Básica; Planilhas Eletrônicas (Excel e Google Planilhas); Lógica de Programação

Penedo

Informática Básica; JavaScript; Linguagem de Marcação; Workshop de Informática Básica

Santana do Ipanema

Informática Básica; Lógica de Programação; Power BI

São Miguel dos Campos

JavaScript; Power BI; Java; Informática Básica; Planilhas; Eletrônicas (Excel e Google Sheets)

Gostou? Compartilhe