Educação

Projeto do Grupo Tiradentes aborda Enem e outros desafios

Grupo Tiradentes lança projeto voltado para jovens que farão Enem ou para quem simplesmente busca entender seu espaço e como alcançar o ensino superior

Assessoria | 08/11/18 - 11h43

O estudante que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sobre os ombros um grande peso, afinal se trata de um futuro não tão distante. Além da perspectiva pessoal, existe uma cobrança da família e da sociedade em relação ao ensino superior. Portanto, este é um momento onde o equilíbrio, a capacidade de resiliência e superação são habilidades necessárias.

“O Próximo Grande Passo” é o mais novo projeto idealizado pelo Departamento de Marketing do Grupo Tiradentes com o objetivo de motivar jovens a enfrentar a transição para o início da vida adulta da melhor forma possível. Trata-se de uma plataforma digital com conteúdos que permeiam desde o Enem, dilemas emocionais e profissionais, até estratégias sobre como vencer o desafio de estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

A ideia do projeto surgiu ao entender a importância desse período de transição do jovem para a vida universitária. Para a diretora de Marketing do GT, Ivana Fadul, estar presente ajudando o jovem nesse importante momento de sua jornada faz toda diferença na vida profissional. “Entendemos que esse é o nosso papel enquanto um grupo educacional que tem como propósito inspirar jovens a ampliar seus horizontes. Precisamos apoiá-los para que possam alcançar os seus sonhos”, afirma Ivana.

Histórias, depoimentos, artigos, dicas, entrevistas, podcasts e vídeos sobre temas relevantes, como se preparar para o vestibular, como conseguir mergulhar na intimidade de um adolescente; começar a faculdade aos 18 ou esperar para decidir mais tarde? A prova mais temida pelos estudantes, talvez nem seja tão difícil assim e para vencer este e outros desafios inclusive já durante a graduação, acesse o site de O Próximo Grande Passo. https://oproximograndepasso.com.br/index.php/videos-page/

Enem x competências socioemocionais

O desenvolvimento de competências socioemocionais de estudantes se faz necessário principalmente quando jovens passam por problemas emocionais nesse período. Para a diretora de planejamento e qualidade acadêmica da Superintendência Acadêmica do Grupo Tiradentes, professora Paloma Modesto, o projeto O Próximo Grande Passo pode servir como um suporte emocional de aconselhamento.

“Estudantes que estão passando pelo processo de desenvolvimento do autoconhecimento, de reflexão sobre o futuro que quer para si, sobre suas potencialidades e fragilidades, podem encontrar um mentor, alguém que admire, para além de dar suporte emocional, orientar profissionalmente diante das possibilidades”, explica Paloma.

Não há como desconsiderar o perfil dos novos ingressantes e a necessidade de se incorporar recursos tecnológicos à prática de transição. Afinal, nos dias de hoje, a sociedade utiliza tecnologia em todos os momentos da vida e esse suporte rende bons resultados quando utilizados no âmbito educacional. Para Paloma, o olhar do educador deve mudar sobre o processo de aprendizagem com tecnologia, pois o estudante tem que focar e protagonizar a dinâmica. “A tecnologia é uma ferramenta que está à nossa disposição para facilitar e fornecer oportunidades. É muito importante utilizar este meio em busca de uma nova perspectiva metodológica e digestão de aprendizagem”, conclui a professora Paloma Modesto. 

Então não deixe de acessar todo o conteúdo que conta com a experiência e visão de mundo de grandes profissionais que você pode se identificar em um só lugar.