Educação

Projeto leva aulas por meio de rádio para alunos da Rede Municipal de Maceió

Ação é uma parceria da Semed com o Instituto Zumbi dos Palmares

Secom Maceió | 21/05/20 - 12h49
Foto: Pei Fon / Secom Maceió

A crise gerada a partir da pandemia de Covid-19 vem exigindo mudanças e adequações em diversos setores da sociedade. Uma das principais áreas atingidas, a Educação enfrenta grandes desafios nesse período. Diante disso, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), está desenvolvendo e implantando o Projeto Rádio Escola Maceió, em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), que disponibilizou a Rádio Difusora de Alagoas e a Rádio Educativa FM para o projeto.

O Projeto funcionará com a veiculação de audioaulas para todos os estudantes de todos os anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal. O conteúdo será elaborado e ministrado pelos professores da Rede, que estão sendo selecionados por inscrição através da própria Semed. Os professores deverão, ainda, apresentar o Plano de Trabalho, onde estará a organização de suas aulas. Para cada ano, será destinado de 10 a 15 minutos diários de audioaulas.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, explica que o objetivo é garantir o vinculo com os estudantes até a hora em que seja possível retomar as aulas. “Desde que as aulas presenciais foram suspensas, nossa equipe se debruçou sobre os decretos municipal e estadual para traçar ações. Buscando referências, analisando a situação, entendendo as dificuldades de nossas famílias e encontrando formas de superar e minimizar os prejuízos socioeducacionais”, explicou.

Os representantes da Semed estão em contato contínuo com o Conselho Municipal de Educação e todas as ações seguem a Base Nacional Comum Curricular. “O trabalho que nossos professores vêm desempenhando na internet está sendo muito bem feito. Nós vemos os esforços e a dedicação. Mas, recebemos mensagens de mães e pais que falam da dificuldade de acesso à internet. Por isso, a rádio. Uma opção que tem uma grande abrangência, inclusive na zona rural. Aqui, quero fazer um agradecimento ao secretário de Comunicação de Alagoas, Enio Lins, que nos atendeu muito bem e permitiu essa parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), responsável pela Rádio”, completou a secretária.

A coordenadora do Projeto Rádio Escola Maceió, Maria José Alves Costa, detalha o planejamento para a realização das atividades. “Neste momento, estamos orientando as escolas sobre a inscrição dos professores que já têm habilidade em trabalhar com recursos midiáticos e, a partir disso, eles apresentarão o Plano de Trabalho e receberão orientações para a produção das audioaulas. Além disso, a gente está orientando quanto à organização dos módulos/tempos destinados para cada etapa e modalidade, já que serão distribuídos de acordo com os componentes curriculares do Ensino Fundamental. Serão destinadas 2 horas para a veiculação das audioaulas, 1 hora para os anos iniciais e 1 hora para os anos finais”, explicou Maria José, responsável pela Coordenadoria-Geral de Ensino Fundamental da Semed.

Para Augusto César, diretor-presidente do IZP, o projeto é fundamental diante do cenário vivido. “Essa ação é de suma importância para o momento em que vive o alunado do município de Maceió. Por determinação do governador Renan Filho, a presidência do IZP não mediu esforços para abraçar a ideia. Disponibilizamos espaços na Rádio Difusora e na Educativa FM para que os alunos, em casa, possam diariamente estar em contato com as  necessidades básicas de ensino”, disse.

O docente poderá gravar o conteúdo e enviar ou gravar nos estúdios da Rádio Difusora seguindo todas as normas de segurança estabelecidas. O professor também deve, ao final da audioaula, passar atividades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em casa. Estas atividades serão computadas como tempos letivos para todos os estudantes do Ensino Fundamental.