O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), aprovaram, na última quinta (10), o projeto de reforma da Praça Deodoro. As obras se iniciarão ainda neste mês de outubro e a inauguração está prevista para dezembro.
O projeto foi elaborado em conjunto pelo setor de arquitetura da Diretoria Adjunta de infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra) do TJAL e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan).
Tourinho está muito feliz e entusiasmado para em breve poder inaugurar essa praça, nova e revitalizada, junto da população alagoana.
“É um sonho nosso ver essa praça revitalizada para melhor servir a população alagoana. E o Tribunal, em parceria com a prefeitura, vai fazer isso acontecer. O centro da cidade precisa ser melhor utilizado, e nós temos vários prédios no entorno. Então vamos buscar essa revitalização e essa valorização da Praça e do centro. TJAL e população saem ganhando”, pontuou.
Projeto - De acordo com a arquiteta do TJAL responsável pelo projeto, Clarice Gavazza, a reforma está focada na valorização da praça como um local histórico que merece ser contemplado.
“Nós temos os prédios históricos, tem o próprio Tribunal, tem o Teatro, a Academia Alagoana de Letras aqui ao lado, a Corregedoria de Justiça, e nós vamos fazer a restauração e valorização dos monumentos para valorizar não só a praça, mas também esses espaços”, disse.
Ela ainda complementa dizendo que todos os obstáculos da praça serão removidos, deixando a caminhada livre com muitos espaços abertos, inclusive para apresentações culturais. O projeto também conta com toda revitalização dos jardins, mudanças de mobiliário e fonte.
Parceria - A Praça Deodoro foi adotada pelo TJAL através de um termo cedido pela prefeitura no mês de junho. Com isso, o Judiciário alagoano deverá promover benefícios ambientais e paisagísticos, além de melhorias de iluminação, segurança e limpeza do local.
A reforma será realizada pela Prefeitura, que já possui grande expertise em revitalizações de grandes espaços públicos, a exemplo da Praça Centenário.
JHC enfatizou a importância dessa Praça e da sua manutenção para se tornar mais um cartão postal na cidade e trazer mais valorização para o centro da cidade.
“É uma praça histórica, culturalmente vibrante, mas que ao longo do tempo a falta de investimentos e de cuidados acabou por deixar um pouco dessa nossa história esquecida. Então agora a gente resgata esse espaço em parceria com o Tribunal de Justiça”, disse
Participaram da reunião o secretário de governo de Maceió, Felipe Lins; o secretário de infraestrutura de Maceió, Lívio Fontenele; o secretário de segurança cidadã, Eduardo Paiva; a arquiteta do Iplan, Graziela David; a diretora do Dinfra, Cláudia Lisboa e as arquitetas do TJAL, Sabrina Gusmão, Juliana Pimentel e Maria Luíza Machado.