Educação

Quase 11 mil alunos fazem simulado preparatório para prova da Educação Básica

Ascom Semed | 10/11/21 - 20h38
Pedro Caldas / Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), começou nesta quarta-feira (10), a aplicação do simulado preparatório para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será em dezembro aqui em Alagoas, e medirá o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Quase 11 mil alunos dos 2°, 5° e 9° anos de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Maceió participarão do simulado, que vai até o dia 17 de novembro.

Ao todo serão 70 unidades participantes e uma delas é a Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra. Na manhã desta quarta-feira, alunos dos 2° tiveram duas horas para responder questões de Língua Portuguesa, e dos 5° anos, português e matemática.

A coordenadora pedagógica da escola, Cristina Albuquerque, falou sobre a logística para aplicar o simulado para os 117 estudantes das turmas dos 2°, 5° e 9° anos. “Hoje escolhemos os 2º e 5° anos para fazerem a prova, dividimos os alunos de cada turma em duas salas por causa do distanciamento social. Já os estudantes dos 9º anos realizarão a prova, com questões de porgutês e matemática, no dia 12 à tarde”, disse. 

Cristina também destacou o empenho dos professores. “Para este simulado nós fizemos toda uma preparação com uma série de atividades diferenciadas e até aulões. E nossas professoras estão muito empenhadas para fazer com que os alunos se dediquem e se preparem para fazerem boa prova do Saeb, que é de extrema importância para a educação basica”, salientou. Nathalia, 8 anos, aluna do 2°, aprovou o modelo do simulado. “Foi boa porque era de marcar X. Acho que vou me sair bem”, disse a menina. Amora, de 8 anos, também gostou da prova. “Eu gostei mais das figuras e deu pra entender as questões”, falou. 

Para a vice-diretora da escola, Vanessa Alves, vice-diretora, o resultado do simulado também servirá de diagnóstico para o planejamento escolar do ano que vem. “Nós vamos avaliar o que o nosso aluno aprendeu ao longo desse tempo em que esteve ausente e, ao mesmo tempo, detectar onde estão e quais as dificuldades deles para nos planejarmos em cima da problemática”, destacou. 

A coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliane Medeiros, fala sobre o simulado. “É mais uma das muitas nossas ações de planejamento que nos ajuda como Rede a ter um entendimento de como está o nível de aprendizado dos alunos. Juliane também destaca a importância do simulado para a prova Saeb, que . “Eles vão ter noção de tempo para responder as questões e até de preenchimento do gabarito, o que é de fundamental importância na prova Saeb”, explicou.